Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

“O Legado de Betinho para a AIDS: 20 Anos Depois” (2017)


Herbert José de Sousa, ou simplesmente Betinho nos deixou no dia 09/08/1997, há 20 anos atrás. Foi um dos maiores sociólogos e ativistas dos direitos humanos brasileiro, além de ter sido um dos fundadores da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) em 1987. Betinho ao longo dos seus anos de vida desempenhou diversas funções em várias frentes sociais, que até hoje fazem parte da história da construção da democracia no Brasil.

Para marcar essas duas décadas de sua ausência a ABIA realizou a Roda de Conversa “O Legado de Betinho para a AIDS: 20 Anos Depois”. O objetivo principal era refletir e conversar sobre as contribuições de sua trajetória na luta pelos direitos humanos no país, bem como para os desafios ainda hoje impostos pela epidemia de AIDS considerando o contexto social, político, biomédico e moral e antes e de agora. Por ter sua figura sempre associada a história da resposta à AIDS no Brasil, a ABIA decidiu tentar através de um bate-papo aprofundar o olhar sobre como o nome de Betinho ainda é uma referência para aqueles que trabalham e militam no campo da saúde, assim como para aqueles que vivem desamparados e/ou sofrem preconceito, estigma e discriminação como pessoa vivendo e convivendo com HIV/AIDS.

A roda de conversa contou com a presença do diretor-presidente da entidade, Richard Parker, do vice-presidente Veriano Terto Jr, e do coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens, Vagner de Almeida, e do assessor de projetos e médico Juan Carlos Raxach, entre outros convidados e ativistas, que conviveram e fizeram parte dessa luta histórica com Betinho.

ABIA 30 anos continua na luta e na solidariedade do universo do HIV/AIDS.

 




Conteúdos Relacionados

%d blogueiros gostam disto: