Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens realiza entrega do Prêmio Reconhecimento 2017 e lançamento de filme documentário


O Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) realizou na noite do dia 30/11, no Windsor Flórida Hotel, no Flamengo (RJ), o lançamento do filme “Retiro das Prevenções” e a entrega do “Prêmio Reconhecimento: Promoção em Saúde e prevenções populares do HIV e da AIDS em 2017”. Ambas as realizações foram organizadas e coordenadas por Vagner de Almeida.

O filme documentário dirigido por Almeida conta a história de 20 jovens das mais variadas etnias, classe social, religiosidades e orientação sexual em seus contextos de inserção. O grupo de voluntários compartilhou saberes sobre sexualidade, gênero, saúde, discriminação, estigma e tanto outros temas durante um retiro de três dias em Rio Bonito, no interior do Rio de Janeiro, no ano de 2015, que originou posteriormente o documentário. Para Almeida, “ o atual momento que passamos dentro do Estado do Rio de Janeiro ações como esta que pautam a realidade desses jovens são de suma importância. É necessário que os mesmos tenham novamente o poder de falar sobre temas que são diversos e alguns anos tem sido excluídos das pautas políticas brasileiras, por causa de um fundamentalismo e moralismo engessado. ”

No evento foram entregues os certificados/homenagem de participação aos jovens que participaram do documentário e que estavam presentes. Em seguida foi o momento de homenagear as pessoas que se destacaram ao longo de 2017 através do Prêmio Reconhecimento. Durante o início de sua fala Almeida reiterou que “não gosto da palavra premiação, por este motivo acredito que a noite de hoje deva ser lembrada como dia do reconhecimento de algumas das diversas pessoas que fazem a diferença nesse país tão grande e pluralizado. ”

O projeto busca reconhecer anualmente, pessoas que estão fazendo a diferença na ponta do iceberg social. Pessoas que estão nas bases e inseridas em locais onde o poder público não chega e não tem interesse de chegar. Locais onde perduram por anos cinturões de pobrezas e violência estruturais de todos os tipos. Cidadão que as duras penas tentam com muitos esforços fazer um Brasil melhor para muitos. Foi com um imenso orgulho que toda equipe do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens reconhece nesta noite, pessoas que em 2017 fizeram a diferença no âmbito social.

Os premiados da noite foram as jovens transexuais e ativistas, Cléo Oliveira e Biancka Fernandes, o jovem militante Jean Vinicius, os psicólogos Penélope Esteves, Tiago Santos e Tamillys Lírio, a vereadora suplente e coordenadora da Casa Nem, Indianara Siqueira, a advogada e ativista, Regina Bueno, a assistente social,  Marilza Rodrigues, a transformista Lorna Whashington, o pedagogo e ativista, Reginaldo Guimarães, o ex-coordenador do programa Rio Sem homofobia, Cláudio Nascimento, a fundadora da ONG Mais Brasil, Renata Cholbi e a atriz Julia Dalavia, que viveu uma personagem soropositiva na minissérie “Os dias eram assim”.

Durante o coquetel servido no terraço do hoje foram captadas imagens que serão exibidas em 2018 como resultado do evento.

Esperamos contar com todos para o próximo Prêmio Reconhecimento de 2018.

Feliz 2018!

%d blogueiros gostam disto: