O Projeto


Sobre Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens

 

O Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens iniciou-se em 1993 através do Projeto HSH – Homens que fazem sexo com Homens, com oficinas de prevenções às ISTs, ao HIV e a AIDS. O público-alvo das oficinas eram jovens gays da periferia do Rio de Janeiro com faixa etária entre 18 e 24 anos. Esse projeto foi desenvolvido pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, a ABIA.

Por anos o Projeto HSH vem recebendo outros componentes no decorrer de sua trajetória, incluindo o Projeto  Shorer que reuniu 4 parceiros para juntos desenvolver um novo projeto, que alcançou um número muito maior entre o eixo sul e norte.

Na nova fase do projeto, são realizados encontros e treinamentos ao longo de todo o ano com o objetivo de trabalhar lideranças comunitárias, grupos diversos, agentes e todas as pessoas que se identificarem com o desenvolvimento social de sua comunidade, para que assim sejam reconhecidos.

A ação também tem como característica focar sobre a diversidade sexual e a prevenção do HIV entre jovens gays, HSH, lésbicas, transgêneros e outros jovens vulneráveis que não são sexualmente minorias. Assim, o Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens trabalha estigma e discriminação associado com a não normatividade sexual e de identidade de gênero.

 

 

Sobre ABIA

 

A ABIA consolida uma atuação institucional de 30 anos. Fundada em 1987 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e outros ativistas, a ABIA é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que sempre atuou na mobilização da sociedade civil para o enfrentamento da epidemia de HIV e da AIDS no Brasil. Entre os temas prioritários, estão o acesso ao tratamento e assistência e a defesa dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV e AIDS.

A instituição atua em várias áreas estratégicas, entre elas, homens que fazem sexo com homens (HSH), juventude, sexualidade e direitos, prostituição através do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens. Além disso, a ABIA também secretaria duas importantes iniciativas no âmbito coletivo: o Observatório de Sexualidade e Política (SPW, sigla em inglês) e o Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI).

No ano de 2015 a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) passou a desempenhar a função de Observatório Nacional de Políticas de AIDS.  O propósito dessa mudança foi o de fortalecer a resposta social capaz de incidir diretamente na construção de políticas públicas no combate à epidemia. Nesta nova posição, a ABIA enfatiza a ação no campo da análise, do monitoramento e da pressão por respostas governamentais alinhados aos direitos sociais e humanos no acesso e preservação da saúde. Além disso, fortalece a participação social na construção e monitoramento de políticas públicas.