Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

UNAIDS se une a Youtubers para falar de AIDS com a juventude no Brasil


Dados divulgados em 1º de dezembro pelo Ministério da Saúde mostram que o crescimento de casos de aids entre jovens de 15 a 29 anos continua sendo uma preocupação importante e que as ações nesse segmento precisam ser intensificadas. Entre jovens do sexo masculino, de 2006 a 2016, a taxa de detecção na faixa etária de 15 a 19 anos quase que triplicou (de 2,4 para 6,7 casos por 100 mil habitantes), registrando um aumento de 175%. Entre os jovens de 20 a 24 anos, a taxa mais do que dobrou (de 16 para 33,9 casos por 100 mil habitantes), com um aumento de 111%. Entre jovens de 25 a 29 anos, houve um crescimento de 17,5% (passando de 41,1 para 48,3 casos por 100 mil habitantes). Entre jovens do sexo feminino, de 2006 a 2016, a taxa de detecção aumentou de 3,6 para 4,1 casos por 100 mil habitantes, um aumento de 14,5%.

Diante de dados tão alarmantes como pano de fundo a UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS) propôs o #DesafioUNAIDS e junto com diversos Youtubers lança a campanha para, de forma descontraída, falar sobre HIV, AIDS, sexualidade, estigma e discriminação com os jovens brasileiros. Os convidados que aceitarem o #DesafioUNAIDS terão de publicar em seus canais do Youtube, Facebook, Twitter e Instagram o material gravado para que todos os seguidores vejam como cada um se saiu. As 50 perguntas mais comuns sobre HIV e AIDS reunidas no desafio foram todas retiradas da internet e cada youtuber recebeu 15 perguntas aleatórias. O objetivo de cada um deles é tentar responder o maior número de questões em um vídeo gravado ou por meio de uma live. As respostas corretas para todas as perguntas estarão disponíveis no Gabarito do #DesafioUNAIDS, cuja curadoria foi feita em parceria entre o UNAIDS no Brasil e o médico psiquiatra Jairo Bouer, que trabalha com comunicação há 25 anos, focando em prevenção, saúde e sexualidade. Além da contribuição com o gabarito, Jairo e o também youtuber e médico infectologista Dr. Maravilha (Marcos Borges), serão os “Tiradores de Dúvidas” oficiais do #DesafioUNAIDS.

Na segunda fase, os vídeos poderão ser premiados nas seguintes categorias: melhor vídeo de utilidade pública (a ser escolhido pela equipe do Unaids); vídeo mais criativo (por escolha dos Embaixadores de Boa Vontade do Unaids); e melhor vídeo por número de visualizações. Entre os três finalistas, haverá uma votação popular para que seja escolhido o vídeo vencedor do #DesafioUNAIDS. Os detalhes da votação e premiação serão informados ao longo da campanha, com encerramento previsto para 1º de março, Dia Mundial de Zero Discriminação. Esses esforços fazem parte de uma mobilização que tem como missão dialogar com os jovens e contribuir para o fim da epidemia de aids até 2030. O desafio pode ser acompanhado através da página:

https://unaids.org.br/desafiounaids/

 

Fonte: ONU Brasil

%d blogueiros gostam disto: