Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Aids: os avanços e retrocessos relacionados à doença


Foto: Divulgação/ONU

Segundo relatório da Unaids, (programa das Nações Unidas) revelam que não atingiremos a meta de acabar com a epidemia de AIDS até 2030. No Brasil, estudos apontam índices muito altos de AIDS em homossexuais (18%), travestis e mulheres trans (32%) e profissionais do sexo (5%).

Com o intuito de entender melhor os progressos e retrocessos em relação a doença, o programa Diálogos na USP conversou com o médico infectologista Ricardo Vasconcelos e com o pesquisador científico e professor Alexandre Grangeiro, ambos da Faculdade de Medicina da USP.

Dos últimos 35 anos para cá, podem ser observadas muitas mudanças em relação ao combate à Aids. Para Vasconcelos, “O que mudou bastante foi o que a gente tem disponível no nosso arsenal médico e terapêutico para conseguir fazer com que uma pessoa que vive com o HIV não desenvolva a doença, não morra, não transmita sua doença para outra pessoa. Tratar uma pessoa que vive com HIV é algo que a gente já sabe fazer.”

A importância da prevenção contra a Aids é enorme. No entanto, caso uma tentativa de prevenção fracasse, ainda há boas formas de proteção contra a doença. “Aquele que escolheu o uso do preservativo, mas falhou em algum momento, pode utilizar os remédios retrovirais por um mês para evitar a infecção”, disse o professor Grangeiro.

Para fazer o download da entrevista completa clique aqui.

Fonte: Jornal da USP

%d blogueiros gostam disto: