Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Projeto Diversidade Sexual convoca Grupo Focal para debater Guia de Sexo Mais Seguro na ABIA


Jovens e adultos das mais diversas idades, classes sociais, etnias e sexualidades foram escolhidos e reunidos na sede da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) na última quarta feira (12/09/17), às 15h00, no Centro (RJ), para ajudarem a criar e sugerir novos apontamentos do futuro Guia de Sexo Mais Seguro da instituição. O Grupo Focal teve como atividade realizar uma leitura prévia do material já colhido e produzido até aqui e opinarem sobre que outras possibilidades dentro do contexto de sexo, sexualidade, prevenção, comportamento, linguagens e etc poderiam ser absorvidos na publicação. Organizado por Vagner de Almeida e seus assistentes Jéssica Marinho e Jean Pierry Oliveira, a reunião do Grupo Focal de Sexo Mais Seguro contou ainda com a presença do diretor-presidente Richard Parker e o assessor de projetos Juan Carlos Raxach no Salão Betinho.

“Nesse primeiro momento estamos tentando achar o que vai entrar num pequeno folheto para ser distribuído para as pessoas e aquilo que for além disso reunir num site para aprofundar as informações”, afirmou Richard Parker.  “Eu percebo que a linguagem se divide entre o formal e o informal. É exatamente essa a proposta?”, indagou o jovem universitário Andrey Chagas. Em resposta, Vagner de Almeida disse que é proposital para mesclar a compreensão do conteúdo entre a linguagem acadêmica e a linguagem popular. Em seguida, após realizarem seus rabiscos, anotações e observações a etapa seguinte caracterizou-se por uma avaliação coletiva entre os jovens e adultos sobre o material. Nesse momento surgiram diversas divergências sobre as corretas terminologias a se utilizar no informativo como, por exemplo, “Dicas ou Maneiras”, “Sexo Seguro ou Mais Seguro?”, citação ao protagonismo homossexual na história da epidemia ou reduzi-lo a parte eletrônica?

“Eu acho importante alterar tudo aquilo que não fique claro para as pessoas sobre o sexo. Eu tenho um conhecimento mais técnico e compreendo, mas e aqueles que não conhecem? Será que vão saber?”, questionou o ativista Lázaro Silva. E foi esse um dos pontos mais nevrálgicos da reunião focal. Em diversas partes do texto, os participantes mostraram-se duvidosos e em conflito sobre a melhor forma de construir o Guia, especialmente, sobre a desconstrução de termos biomédicos para termos populares, a inclusão de práticas nem sempre citadas, porém contempladas na vida íntima de cada um (como o sadomasoquismo, assexuais, sorodiscordantes), a importância e o cuidado no manejo com a camisinha e a adesão de importantes tecnologias de prevenção que relacionam-se com o sexo e a sexualidade (Redução de Danos, Serosorting e etc) que ausentaram-se no Guia e foram ressaltadas por Richard Parker. A expectativa é que o Guia de Sexo Mais Seguro seja lançado até o final deste ano em duas versões (online e impressa). O material tem como finalidade ser distribuído em rede nacional tanto para jovens como para educadores, ONGs e bibliotecas virtuais.

Com inúmeros apontamentos e riquezas de detalhes para ainda serem melhores trabalhados, a reunião do Grupo Focal terminou com uma nova data agendada e será novamente realizada no dia 04/10, às 15h00. Essa foi mais uma ação positiva do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens em 2017 com apoio da MAC AIDS Fund.

Texto:Jean Pierry
Fotos: Vagner de Almeida

 

%d blogueiros gostam disto: