Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Jovens e adultos reúnem-se na ABIA para nova avaliação de Guia de Sexo


Na tarde da última quinta feira (05/10/17), às 15h00, no Centro (RJ), foi realizada a segunda rodada de encontros entre os participantes do Grupo Focal de construção do Guia de Sexo Mais Seguro da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA). Reunidos no Salão Betinho, os jovens corrigiram e construíram novos olhares e apontamentos sobre o material até aqui organizado, sob supervisão do diretor-presidente da instituição Richard Parker, dos coordenadores de projetos Vagner de Almeida e Juan Carlos Raxach e dos assistentes do projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens Jean Pierry Oliveira e Jéssica Marinho.

“Eu fico irritado com guias que criam uma falsa ideia de segurança ou prevenção. Então acho importante que tenhamos todas as informações, sem negarmos a complexidade das coisas. Porque quando negamos a complexidade escondemos as informações das pessoas”, alertou Parker acerca de termos que causaram divisões para serem incluídos ou retirados do Guia como sexo seco, líquido pré-seminal e formas de transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) por vias orais, por exemplo. “E eu também colocaria no texto a questão da redução de danos que potencializa a segurança ou a prevenção de caráter efetivo entre as pessoas”, completou Raxach. Além disso, outros quesitos foram avaliados como o uso do preservativo feminino, o uso correto do preservativo masculino, formas de armazenamento, lubrificação correta e etc. A maior dificuldade encontrada pelos voluntários do Grupo Focal reside no equilíbrio entre a linguagem técnica e a linguagem popular. Tanto para a parte eletrônica, quanto para a parte impressa do material. “Tem pessoas lá fora que não sabe o que é uma PrEP (Profilaxia pré-exposição) e uma PEP (Profilaxia pós-exposição). Essa palavra é muito difícil. Então temos que achar um meio termo para que chegue num nível que desejamos”, enfatizou Almeida.

O Grupo Focal do Guia de Sexo Mais Seguro é mais uma ação positiva do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens em 2017, com apoio da MAC AIDS Fund.

 

%d blogueiros gostam disto: