Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Projeto Diversidade Sexual realiza Grupo focal com mulheres trans na ABIA


Foi realizado na última terça feira (11/09), das 15h00 às 19h00, na sede da Associcação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), no Centro (RJ), um Grupo Focal com mulheres travestis e transexuais, realizado pelo Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens.

O encontro, coordenado e assessorado por Vagner de Almeida – juntamente com o assessor de projetos Juan Carlos Raxach e os assistentes Jean Pierry Oliveira e Jéssica Marinho – reuniu um grupo de jovens e adultas trans com o objetivo de elaborar a terceira versão da publicação “ Sexo mais Seguro. Um guia sobre Sexo, Prazer e Saúde no século 21”, que será dedicada a essa população. O Grupo Focal – Sexo Mais Seguro para Trans teve como atividade a realização de uma leitura prévia do material já publicado (voltado para Homens que fazem Sexo com outros Homens – HSH)  para que assim pudessem opinar sobre que outras possibilidades dentro do contexto de sexo, sexualidade, prevenção, comportamento, linguagens e etc poderiam ser absorvidos na publicação, a partir de suas vivências transgêneras.

“O que achei mais importante do primeito guia é que ele foi voltado para o autocuidado, que possibilita assim o empoderamento do indivíduo e que fala de prevenção no geral e não só HIV e IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis)”, destacou Cleo Oliveira, uma das participantes. Além dela, estiveram presentes na instituição Diana Conrado, Dafne Silva e Valentina Carvalho. “          Eu acho importante levarmos esse conteúdo para quem está lá fora, na ponta do processo, pra menina que não consegue chegar até aqui. Senão ela vai pegar isso e não vai entender o porquê de sua importância”, observou Conrado.

Alguns dos mais importantes apontamentos levantados pelas meninas foi a necessidade de não ressaltar os esteriótipos envolvidos com a temática trans, para não reforças os estigmas já existentes tais como prostituição e uso de drogas, por exemplo. Outro ponto de destaque foi no que diz respeito a contemplação das mulheres trans redesignadas e não redesignadas, isto é, aqueles que já passaram por procedimento cirúrgicos (retirada do órgão genital pelo qual não se identificava) e aquelas que não passaram e/ou não querem passar – uma vez que a questão da identidade de gênero não liga-se necessariamente em ter ou deixar de ter um órgão.

“Algo que eu percebo é que a linguagem usada no primeiro guia para HSH não poderá ser reproduzida para nós. Porque tem muitas palavras que não são comuns no nosso dia  a dia ou falamos de outra maneira”, ressaltou Dafne no que prontamente começou a ser modificado e adicionado pelas próprias participantes de acordo com sua linguagem, a partir de uma leitura fria sobre o primeiro material já existente. Vale ressaltar que o encontro terá um segundo encontro que será realizado no dia 18/09, também das 15h00 às 19h00, com outras mulheres travestis e transexuais realizando suas contribuições juntamente com a equipe do Projeto Diversidade. O material ainda não tem data prevista de lançamento.

O Grupo Focal – Sexo Mais Seguro para Trans foi mais uma ação positiva do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens em 2018 com apoio da MAC AIDS Fund.

Texto: Jean Pierry Oliveira

 

%d blogueiros gostam disto: