Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Projeto Diversidade Sexual lança novo Boletim sobre Sexo mais Seguro no Século XXI


Recém lançado pelo Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens o Boletim ABIA “ Sexo mais Seguro no Século XXI” conta um pouco sobre os bastidores da construção dos Guia de Sexo mais Seguro produzidos ao longo de 2018 e 2019.

Neste bate-papo com Vagner de Almeida e Juan Carlos Raxach, respectivamente coordenador e assessor do Projeto Diversidade Sexual, conseguimos compreender a importância da ousadia deste novo boletim em um momento político onde a sexualidade dos jovens é tratada pelo viés conservador e focado na abstinência sexual.

  Os Guias de Sexo mais Seguro do Projeto Diversidade Sexual têm como proposta trabalhar a sexualidade e a prevenção de uma maneira mais ousada. Para vocês qual a importância de contextualizar todo o processo de construção deste guia com o novo Boletim – Sexo mais Seguro no Século XXI?

 Vagner – Ousar e Desafiar a prevenção em tempos de trevas abissais! Essa são as palavras chaves para começarmos a rever o que se perdeu nestas quatro décadas da epidemia do HIV/AIDS. Os guias ousam e desafiam a sociedade a repensar e enfrentar questões sobre gênero, sexualidade e saúde tanto no viés dos Direitos Humanos e Direitos Sexuais.

O Boletim “Sexo Mais Seguro” traça a trajetória desse repensar sobre a sexualidade em tempos de AIDS seguindo a análise das histórias dos avanços que conquistamos com a construção coletiva feita pela sociedade civil.

Buscamos com essas ferramentas contribuir para um diálogo franco, objetivo e verdadeiro sobre sexo. Sobre a vida e acima de tudo sobre a liberdade e a responsabilidade que cada cidadão tem com seu corpo e com os corpos de seuxs pareceirxs.

A luta é contra o vírus e não contra os direitos e desejos sexuais, neste sentido tanto os guias como os textos do Boletim deixam mensagens que podem mudar para melhor a vida de muitas pessoas.

Juan– A importância de contextualizar o processo de construção dos guias e folders de Sexo mais Seguro no Boletim ABIA é dar visibilidade ao processo de participação e engajamento da sociedade civil.

Como foi o processo de criação deste boletim? Ele tem como objetivo atingir algum grupo chave ou não?

 

Vagner – O processo foi coletivo, com muitas mãos envolvidas na construção dos pilares que sustentam toda essa produção. Equipes múltiplas estiveram opinando, escrevendo e revendo todo o processo de criação. Fomos construindo com bases em conhecimentos de pessoas que se identificassem ou se identificam com a proposta que apresentamos para os participantes que voluntariamente estiveram conosco em todo período de criação.

Esperamos atingir de forma positiva e objetiva todas as pessoas possíveis, mesmo que os guias sejam direcionados individualmente a grupo de homens que fazem sexo com outros homens, mulheres cis, mulheres trans e travestis, formadores de opiniões, educadores e todos que se sintam a vontade em aprender e multiplicar saberes entre outros grupos e pares.

Juan– Sim, o foco principal é chegar com informações amplas, mas com clareza e linguagem própria às populações chaves. Especificamente o Guia de Sexo Mais Seguro para a prevenção do HIV através dos folders visa transmitir informação sobre a prevenção do vírus nas populações mais vulneráveis.

A ousadia é uma das marcas do Projeto Diversidade Sexual e as produções dos guias demonstram isso em vários aspectos. Então para vocês qual a função da ousadia representada neste novo boletim no atual momento político que o país vive onde a sexualidade dos jovens é tratada pelo viés conservador e focado na abstinência sexual.

 

Vagner – Por muito tempo a história da construção da prevenção tem perdido o contexto do tesão, prazer e felicidade que motiva as pessoas a fazerem sexo. Tudo ficou muito chato, sem criatividade, sem sensualidade e com isto a prevenção foi deixando de ser protagonista e passou a coadjuvante, surgindo aí um dos maiores retrocessos da história da epidemia no Brasil e no mundo.

O Projeto Diversidade Sexual desde seu início ousa ou pelo menos tenta não ser engessado e traz para as cenas da epidemia uma nova forma de luta, contrária as políticas fundamentadas na moral e bons costumes, nas intervenções machistas, religiosas e fundamentalistas, que atualmente promovem a abstinência sexual para jovens não deixando as pessoas serem proprietárias de seus próprios corpos.

O projeto com os guias e Boletim relatam como ousamos, enfrentamos, desconstruimos, repaginamos e trouxemos de novo o sexo com prazer e não com culpas, organizando e defendendo, que as prevenções contra o HIV e as ISTs salvam vidas e criam cidadanias.

Juan – A ousadia se faz fundamental para fazer resistência ao atual contexto de conservadorismo e falsa moral que o país está vivendo. A linguagem e as fotos que formam parte do Boletim ABIA 65 divulgando o trabalho realizado pelo Projeto Diversidade Sexual na construção dos Guias vai de cara contra a política de Abstinência Sexual comprovadamente ineficaz. Os Guias com ousadia tanto no visual fotográfico quanto na linguagem, passam informações claras e diretas sobre como se proteger da infecção pelo HIV, as ISTs e as hepatites virais.

 

 

Para acessar o novo boletim clique aqui!

Entrevista: Jéssica Marinho

Revisão: Jéssica Marinho e Jean Pierry

%d blogueiros gostam disto: