Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Escola Sem Homofobia (2006)


Vídeo educativo centrado nas oficinas realizadas com professores da Rede Pública de Ensino de Nova Iguaçu e Duque de Caxias sobre a temática da homossexualidade nas escolas. Mostra como a vivência na escola pode ser um caminho para o exercício da cidadania plena e um ambiente de respeito à diversidade sexual. Essas oficinas fizeram parte do projeto Escola sem Homofobia: trabalhando a diversidade sexual com professores da Rede Pública de Ensino de Nova Iguaçu e Duque de Caxias que a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – Ministério da Educação (Secad/MEC), a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e as Secretarias Municipais de Educação de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, realizou com os professores de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. No total, foram realizadas três capacitações, sendo duas turmas de professores para cada um dos municípios selecionados (Duque de Caxias e Nova Iguaçu). As oficinas de capacitação foram divididas em três módulos: I) Tratando as diferenças nas escolas: gênero, sexualidade e etnia, orientação sexual e identidade sexual; II) Cidadania e Direitos: leis, diretrizes e projetos de combate à homofobia e III) Estigma: uma barreira à construção da cidadania plena.

Acreditamos que levar informações sobre as leis que garantem o direito dos cidadãos de exercerem sua sexualidade sem serem discriminados ou coagidos, e apresentar a construção histórica de certas normas de conduta, são alguns dos subsídios necessários para que possamos contribuir para a construção de uma postura não homofóbica nas escolas brasileiras e, conseqüentemente, na sociedade como um todo.

Direção: Vagner De Almeida e Luciana Kamel
Produção ABIA (2006)
Sistema DVD
Duração: 18 minutos
Brasil – 2006




Conteúdos Relacionados

%d blogueiros gostam disto: