Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Cartilha – Diversidade Sexual nas Escolas (2008)


Sensibilizar os profissionais de educação sobre a importância das discussões acerca das diversas formas de expressão da sexualidade constitui um importante mecanismo de fortalecimento da educação, tanto no âmbito da formação pessoal, como também social. Desmistificar as idéias acerca da homossexualidade, identidade de gênero, orientação sexual, epidemia de AIDS e homofobia contribui para a construção de uma sociedade mais igualitária e tolerante às diferenças. Esse trabalho consistiu na realização de capacitações com professores de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, do ensino médio e com profissionais de saúde. Os cursos foram pautados por oficinas com dinâmicas participativas, discussões teóricas e exibições de vídeos. Tais atividades permitiram aos cursandos debater e problematizar o impacto de atitudes, práticas e crenças discriminatórias relativas às práticas sexuais e seus próprios compromissos com uma educação transformadora, inclusiva e pluralista. Os cursos foram divididos em quatro módulos:

1) Tratando as diferenças nas escolas: gênero, sexualidade, raça/etnia, orientação sexual e diversidade sexual;
2) Cidadania e direitos: leis, diretrizes e projetos de combate à homofobia;
3) Religiosidade e diversidade sexual;
4) Estigma: uma barreira à construção da cidadania plena.
Durante as capacitações, sempre conduzidas por um especialista nos assuntos tema, os professores e educadores tiveram a oportunidade de trocar experiências e debater sobre situações e problemas vividos no contexto escolar. Muitos dos profissionais que participaram das capacitações já trabalhavam com o tema da sexualidade e, ao final do curso, construíram projetos próprios, “multiplicando” o tema junto ao corpo docente e discente de suas escolas para a construção de um ambiente de respeito à diversidade de expressão da sexualidade humana. Dessa forma, esperamos que esta cartilha permita às escolas e às diferentes comunidades envolvidas darem continuidade às atividades iniciadas e que esse material possa ser usado e replicado pelos professores, como recurso para enfrentar as dificuldades de abordar diretamente o tema da diversidade sexual com os alunos.

Clique aqui para fazer o download !

%d blogueiros gostam disto: