Detentas na Penitenciária Feminina da Capital, no Carandiru, em São Paulo – Rubens Cavallari – 25.jun.2019/Folhapress
Das 232.979 pessoas detidas em presídios estaduais de SP, 869 se declaram mulheres ou homens transexuais (0,37%). Ao todo, 5.680 presos (2,4%) se dizem LGBT.
O levantamento inédito foi realizado pela Secretaria da Administração Penitenciária em outubro do ano passado. Os dados foram levantados por meio de questionários.
A pesquisa mostra que a maioria das pessoas que se declaram travestis e mulheres trans preferem ficar em unidades masculinas: de 701 que preencheram esse item no questionário, 535 (76,32%) expressaram essa preferência.
Entre os homens trans, 82,35% declararam-se a favor de permanecer em unidades femininas.
A Paraíba é o quarto estado do país com o maior número de presídios com celas reservadas para pessoas LGBT. São nove unidades prisionais, de um total de 79 penitenciárias em toda a Paraíba. Os dados são de um relatório divulgado nesta quarta-feira (5) pelo Ministério da Mulher, da Família…
As violências vivenciadas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais que estão cumprindo pena no sistema carcerário no Brasil são múltiplas e desencadeadas por diversos fatores, que vão desde a ausência de uma ala específica para essa comunidade ao modo como são tratados pelos agentes públicos que atuam nos presídios…
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, usou seu perfil do Twitter nesta sexta-feira (7), para fazer um alerta sobre a situação da população LGBT nas penitenciarias brasileiras. Na publicação, Gilmar classificou como “dramática” a situação dos LGBTs nos presídios. O comentário foi feito logo após a divulgação do relatório do governo federal sobre…