Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Chile registra 600 novos casos de HIV todo mês


O relatório anual do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) publicado no fim do mês de julho, que mostra o progresso do vírus na região, registra os números locais do aumento de casos no Chile durante 2017, indicando que naquele período houve 6.000 infecções, principalmente em homens com mais de 15 anos.

Os dados representam um aumento de 174% na última década, considerando que em 2005 o índice de novos casos foi de 2.200.

Além de observar que o progresso feito em alguns países membros está diminuindo, o relatório argumenta que o tempo está se esgotando para atingir as metas e compromissos do plano 90-90-90 acordado para 2020.

No Chile, o aumento de casos levou o governo a promover a criação de um Plano Nacional de Prevenção do HIV/aids, lançado em maio deste ano, que está em plena implementação. Essa estratégia incluirá, entre outros fatores, a facilitação de de testes rápidos na Atenção Primária à Saúde, o que possibilita às autoridades prever um aumento nos casos este ano, associado a uma melhor detecção.

Carlos Beltran, assessor do Ministério da Saúde sobre o HIV/aids, disse que de acordo com informações fornecidas pelo Instituto de Saúde Pública (ISP), agência responsável por confirmar os casos positivos em todo o país, o registro mensal de novos casos flutua entre 550 e 600 infecções.

“Nos primeiros três meses de 2018, o ISP estava confirmando cerca de 600 novos casos por mês, o que nos faz projetar que em 2018 teremos mais de 7 mil novos registros”, disse Beltrán.

Durante o primeiro trimestre deste ano, o ISP confirmou um total de 1.660 novos casos positivos, confirmados em todo o país.

Fonte: La Tercera

 

%d blogueiros gostam disto: