Visibilizar práticas comportamentais e sexuais das mais diversas formas e atividades, com foco na prevenção, sexualidade, corpos, prazeres mútuos de forma individual e coletiva com vistas às novas tecnologias de prevenção, paixões e hábitos já incorporados. Esse é um dos motes gerais do Guia de Sexo Seguro para Mulheres Trans da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA).
Na última quarta feira (20/03), cinco voluntárias reuniram-se na sede da ABIA no Centro (RJ), para um ensaio fotográfico que servirá de base para as ilustrações do material online. Vagner de Almeida, coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens, foi o fotógrafo responsável pela sessão de fotos e conceito criativo do mesmo. Juntamente com ele, estiveram presente seus assistentes Jean Pierry Oliveira e Jéssica Marinho. Durante toda a manhã, as mulheres trans – com idades entre 25 e 40 anos – com diferentes perfis, pesos, etnias e alturas interagiram em poses solos e em na sede da instituição. Animadas para trabalhar com a ousadia necessária que um material como esse pede, as voluntárias mostraram-se confortáveis, conscientes e satisfeitos pela possibilidade de contribuírem para a futura publicação.
O Guia de Sexo Mais Seguro para Mulheres Trans é mais uma das atividades chaves e positivas da ABIA no ano de 2019, com previsão de lançamento para o mês de maio, com apoio da MAC AIDS Fund.