Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Vagner de Almeida participa de live no YouTube com Safira Bengell


Foi realizada na última sexta-feira (18/06), às 16h30, via YouTube mais uma edição do programa “Arteculando by Safira Bengell”. Conhecida por suas entrevistas leves, informativas e culturais com os principais nomes da cena LGBTQIA+ no Brasil, dessa vez o convidado de honra foi o coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) Vagner de Almeida.

Na entrevista, um dos tópicos abordados pelo cineasta foi sobre seu trabalho com filmes em regiões com alta incidência de vulnerabilidades sociais como a Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Em uma das memórias mais marcantes, Almeida disse que “tinha um jovem que me ajudava e depois foi morto por conta da violência que dizia que onde eles moravam as pessoas não carregavam nos braços um diploma; e sim seus filhos. E é verdade. A precocidade e a vulnerabilidade dessas pessoas criam essas condições”.

“Por isso precisamos dizer para as pessoas que elas são importantes para a sociedade. E a arte cumpre esse papel. Temos que fazer uma “arteculando” (brincadeira com as palavras arte e articulando) para que as pessoas possam multiplicar-se dentro dos seus conhecimentos e de outros. Vejo algumas se esforçando, mas são tão mal remuneradas, como no sertão do Nordeste, por exemplo”, lamenta.

Com anos debruçados sobre o ativismo de HIV/AIDS, a apresentadora Safira Bengell não deixou passar batido a questão: afinal, o HIV aumentou, caiu ou estabilizou? Sem meias palavras, o coordenador de projetos revelou que o cenário não é nada animador, pois não houve grandes mudanças como se esperavam. “Há um retrocesso muito grande. Não tem nada estabilizado. E com a pandemia de coronavírus a coisa só acumula: até porque não somente há o HIV ou quem tem HIV também pode apresentar outras doenças e necessidades como diabetes, câncer e não conseguir atendimento ou tratamento. Então não tem nada resolvido”, lastimou.

“Por isso deixo aqui o recado de que: jovens e adultos do meu Brasil, vamos usar camisinha e se proteger. Não tem nada controlado e o HIV continua alto. Se protejam”, alertou Safira. Nesse momento, Safira e Almeida puxaram palmas e reconhecimento para a primeira cidade brasileira com 100% da população imunizada com a primeira dose no Brasil, “que fica no Nordeste – é importante dizer isso –  e se chama Alcântara, no Maranhão. Parabéns ao prefeito e a todos os profissionais de saúde pelo belo trabalho”, elogiou a artista junto com Vagner de Almeida.

Encerrando a live, Safira Bengell pediu para o cineasta deixar um recado aos espectadores. Sem titubear, Almeida foi taxativo. ”Gostaria que a população pudesse prestar mais a atenção e pensasse muito bem sobre em quem eles realmente querem e vão escolher em 2022 para ser nossos representantes. Não é possível passarmos novamente por esse ‘inferno de Dante’ sem termos aprendido nada. E pior, repetir o erro. É com isso que quero concluir esse delicioso bate papo, pois precisamos mudar as coisas para melhor”.

 

 

Texto: Jean Pierry Oliveira e Jéssica Marinho

%d blogueiros gostam disto: