Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Vagner de Almeida participa de debate online em celebração à visibilidade trans


Foto: Juan Carlos Raxach

Foi realizado na noite da última quinta feira (28/01), via YouTube através da plataforma Zoom, o ciclo de palestras e debates em celebração ao mês da Visibilidade Trans. Intitulada “Protagonismos e Conquistas Políticas por pessoas Trans no século XXI”, o evento iniciou-se às 20h00.

Realizado pela OAB Rondônia em parceria com a Universidade Católica de Rondônia, o coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) foi responsável pelo debate acerca da “Vida das pessoas Trans: Processos de Autoidentificação”. Com trabalhos desde os anos 80 no HIV/AIDS e com populações vulneráveis, Almeida disse que “não se pode falar sobre direitos e saúde sem falarmos de populações e guetos estigmatizados como travestis e transexuais. Aliás, eu sou de uma época em que nem existia mulheres e homens trans. Era só a imagem da travesti”, contou. O coordenador disse ainda que um dos grandes desafios de se trabalhar com as juventudes é a características dessa população em achar “que não vai envelhecer e nada vai acontecer”.

Outro ponto de destaque em sua fala foi a questão da violência transfóbica para com homens e mulheres trans/travestis. “No Brasil há muitos crimes de ódio hediondos para com esses homens e mulheres. É algo absurdo. Por isso mesmo fico feliz de perceber que a OAB de Rondônia promove esse tipo de ação para que todos/todes/todxs juntos/juntas/juntes possamos somar forças”, elogiou. E advertiu: “temos que pensar na data de 29 de janeiro não apenas como algo simbólico, mas como algo diário. Porque todo dia é dia de se falar de pessoas trans”.

Vagner de Almeida ainda teve a oportunidade de falar mais a fundo sobre suas demais experiências de vida e trabalho para com pessoas LGBT+, HIV/AIDS e Direitos Humanos, além de responder perguntas do público via chat no Youtube. Sua mesa foi composta ainda pela Consultora em Diversidade Sexual da Cáritas SP Valéria Rodrigues e da Monitora do Projeto Cozinha & Voz Lorelay Claro.

Confira a live na íntegra:

Texto: Jean Pierry Oliveira

Revisão: Jéssica Marinho

%d blogueiros gostam disto: