Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Universidade cria “robô trans” para conscientizar jovens sobre ISTs


Desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), robô “Amanda Selfie” é inteligência artificial que tem como missão atrair jovens para pesquisa de prevenção ao HIV.

O objetivo é nobre! Conquistar jovens gays, mulheres trans ou travestis de 15 a 19 anos para participar de uma pesquisa sobre o uso da Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) como forma de prevenção à transmissão do vírus.

A abordagem, entretanto, é bastante popular. “Amanda Selfie” faz uso das redes sociais, utiliza linguagem acessível e fala francamente com os jovens sobre prevenção às infecções sexual transmissíveis (ISTs) e questões de diversidade sexual e de gênero. Cerca de 700 jovens serão acompanhados pela pesquisa.

No Brasil, a PrEP está disponível desde janeiro de 2018. De acordo com o Ministério da Saúde, a busca pelo medicamento aumentou em até 38% nos últimos cinco meses. Apesar disso, alguns Estados continuam enfrentando dificuldade no combate ao vírus. Recentemente, Tocantis declarou como epidêmica a transmissão de HIV e Sífilis.

Fonte: Observatório G

%d blogueiros gostam disto: