Estão abertas inscrições para a quinta edição do curso de formação do Programa Embaixadores da Juventude, que ocorrerá de 25 a 29 de março deste ano, em São Paulo (SP).
O curso é promovido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e pelo Instituto Caixa Seguradora, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo (SMDHC).
Podem se inscrever jovens entre 18 e 24 anos, com Ensino Superior ou Técnico Profissionalizante (concluído, em andamento ou suspenso) e, sobretudo, que tenham espírito de liderança e papel transformador em suas comunidades. As inscrições vão até 10 de março.
O curso de formação é gratuito e restrito a jovens residentes na cidade de São Paulo. Fazem parte do grupo prioritário desta edição:
a) Mulheres negras;
b) Indígenas;
c) Quilombolas;
d) Travestis e transexuais;
e) Pessoas com Deficiência;
f) Imigrantes e pessoas com status de refugiado(a), desde que tenham conhecimento avançado da língua portuguesa.
A iniciativa visa capacitar jovens e adolescentes com perfil de liderança e impacto social, fortalecendo o poder de advocacy de seus participantes em defender suas pautas em espaços nacionais e internacionais.
A Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável é o eixo principal da metodologia de formação. Após três edições, no Centro-Oeste e no Nordeste, aproximadamente 70 jovens já receberam a capacitação e contribuem para a promoção da Agenda 2030 a partir de suas agendas.
A diversidade étnico-racial, socioeconômica, sexual, religiosa e de formação acadêmica marca o perfil heterogêneo da Rede de Embaixadores(as) da Juventude, que constantemente são convidados a representar o Programa e suas agendas em importantes conferências nacionais e internacionais, como o Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da ONU, em Nova Iorque, e a Conferência Internacional HeForShe, em Lisboa.
Segundo Bernardo Lopes, ativista transexual que esteve na segunda edição do Programa, participar da atividade tornou-se essencial para sua atuação na agenda da transexualidade.
“A Rede Embaixadores da Juventude é um espaço absurdamente potente porque reúne a diversidade de jovens que atuam e se dedicam a construir um mundo que não quer deixar ninguém para trás”, afirmou.
O período de inscrições para a 5ª Edição do Programa Embaixadores da Juventude estende-se até o dia 10 de março de 2020.
Mais informações: página do Embaixadores da Juventude no Facebook e no Portal do UNODC.
Clique aqui para acessar a chamada de candidaturas.
Fonte: ONU Brasil