Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Seminário ” Ativismo Cultural, HIV e AIDS” e Lançamento da publicação “Guia do Sexo mais Seguro”


Desde a sua fundação no começo da década de 80, a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) tem como compromisso a luta contra a epidemia de AIDS baseada na justiça social, nos direitos humanos e pelo fim do estigma e da discriminação contra as pessoas soropositivas.
Entre as tantas vertentes de ativismo cultural, multissetorial e interdisciplinar, a ABIA já no fim da década de 80 passa a desenvolver incidências de cunho sócio cultural e político com mais afinco. Este foi um dos primeiros passos ao longo de uma trajetória de 30 anos de ativismo cultural. Além disso, outras manifestações ocorreram e marcaram a história da instituição. Dentro desta cronologia de ativismo cultural, surge na ABIA em 1993, o Projeto Homossexualidades para criar uma abordagem alternativa e focar nas questões relacionadas à cidadania, opressão sexual e sexo mais seguro. Daí em diante surgiram produções como começam as “Oficinas de Teatro Expressionistas, Sexualidade e AIDS para Homens que fazem sexo com Homens”, cujo resultados foram a peça de teatro, o livro e o filme documentário “Cabaret Prevenção”.
Mesmo com as transformações necessárias realizadas de acordo com a evolução da juventude o Projeto Homossexualidades incorporou novas frentes de ações através do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens, que atua até hoje com o apoio da mídia, do áudio e visual e das oficinas que tem a capacidade e o poder de contribuir com o verdadeiro processo de informação por meio do ativismo cultural, altamente relevante para a construção da cidadania plena do cidadão HSH e de outros.
Com o objetivo de debater, refletir e propor novos olhares, aprendizados e contextos sobre a produção cultural ao longo dos 30 anos da epidemia de AIDS no Brasil, o evento contará com a presença de diversos convidados (de dentro e de fora da sociedade civil), com foco na juventude e divididos sobre quatro eixos:
– A História do Ativismo Cultural
– Protagonismo Jovem e HIV/AIDS
– Ativismo Cultural e Novos Meios de Comunicação (Redes Sociais)
– Prevenção, Assistência e Tratamento

%d blogueiros gostam disto: