O Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens em apoio ao Fórum Estadual de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro convida todxs a participarem da semana de atividades em homenagem ao Dia da Visibilidade Trans a ser comemorado em 29 de janeiro.
O evento será realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual do Município do Rio de Janeiro. O tema deste ano será da “Resiliência a (RE)Existência: Contra a Transfobia”, que foi escolhido devido ao aumento da subnotificação das mortes de 2018, onde ocorreram 163 assassinatos de pessoas Trans, sendo 159 Travestis e Mulheres Transexuais, 4 Homens Trans e 1 pessoa Não-Binária.
Em um breve bate-papo com Wescla Vasconcelos, Presidenta do Fórum Estadual de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro, a jovem revelou que durante o evento serão lançados importantes dossiês acerca dos crimes de ódios contar pessoa trans no Brasil, o país que mais mata essa população no mundo. “ Optamos pelo lançamento deste Dossiê no Dia Nacional da Visibilidade Trans, que é comemorado dia 29/01, desde o ano de 2004. Dia em que todos os olhares se voltam para a nossa causa, que tem urgência de visibilidade, representatividade e ocupação de espaços que tem sido negados historicamente a nossa população. ”
Além disso, está marcado para o dia 29/01 às 18:00 horas um ato nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto, sede dos vereadores da cidade, na Praça da Cinelândia em protesto contra a morte das pessoas trans e travestis.
A Semana de Visibilidade Trans no Rio de Janeiro acontece entre os dias 28 e 29 de janeiro. Abaixo você pode conferir a programação completa:
A programação oficial você encontra através do seguinte link: Semana de luta pela Visibilidade TRANS no Rio de Janeiro