Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Selo de qualidade para atendimento de saúde a adolescentes certifica 19 iniciativas


Foto: EBC

O processo de certificação do selo de qualidade Chega Mais encerrou-se nesta segunda-feira (19). A iniciativa do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA)buscou reconhecer profissionais e serviços públicos de saúde que trabalham no cuidado e atenção de adolescentes em Brasília (DF).

Ao todo, foram mais de 200 profissionais inscritos, de diversos perfis de serviços. O processo de certificação envolveu três etapas: análise de admissibilidade, análise de relatos de práticas dos serviços e aplicação de instrumentos específicos.

Durante os meses de outubro e novembro, foram realizadas visitas aos serviços selecionados na segunda fase do processo. O objetivo foi estabelecer diálogos com adolescentes e profissionais, além de conhecer, com maior proximidade, as ações inscritas.

Ao final, 19 ações foram certificadas, entre serviços e equipes que demonstraram contemplar dimensões como acessibilidade, equidade, educação permanente, gestão participativa e intersetorialidade. A certificação foi feita com base em instrumento de autoavaliação das equipes, avaliação do serviço por parte de adolescentes usuários e observação in loco dos serviços.

Segundo a oficial de programas do UNFPA no Brasil, Anna Cunha, a diversidade no perfil dos serviços inscritos demonstra a importância de ações que reconheçam profissionais engajados. “Com medidas como essa, o serviço de saúde pode caminhar em direção a uma maior qualidade na atenção à saúde de adolescentes”, disse.

Participaram desta ação serviços ambulatoriais, programas de atenção a vítimas de violência, unidades do sistema socioeducativo, centros de atenção psicossocial e serviços da atenção básica.

A intenção foi compor uma rede de diálogos entre os serviços que participaram do processo de certificação, com o objetivo de trocar experiências, abordar formações continuadas e aperfeiçoar ações. A validade do selo é de dois anos, podendo ser renovada por nova chamada pública.

O selo é resultado de parceria firmada entre o UNFPA, a Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude e a Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia de premiação acontece no próximo dia 28 de novembro, durante o Fórum Criança Candanga, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Clique aqui para acessar a lista de equipes e serviços certificados.

Fonte: ONU Brasil

 

%d blogueiros gostam disto: