Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Saúde mental: plataforma conecta LGBTs a serviços de acolhimento psicológico


Wojtek Radwanski/ AFP

O site Acolhe LGBT+ lançado nesta terça-feira (8) pretende facilitar o acesso de pessoas não heterossexuais a serviços de saúde mental em todo o país. Parte dos trabalhos do projeto ainda está em fase de teses.

A plataforma é inspirada no Mapa do Acolhimento, que orienta mulheres vítimas de violência de gênero na busca por atendimento psicológico e jurídico.

Com uso de linguagem semelhante à de aplicativos de celular, a plataforma criar os chamados “matches” entre profissionais voluntários de saúde mental e LGBTs que buscam atendimento. Qualquer profissional que se inscreva na plataforma deve ter um registro ativo no Conselho Regional de Psicologia, e essa checagem é feita pela equipe do Acolhe LGBT+, após a inscrição.

“Entendemos que essa checagem não garante, necessariamente, a qualidade do atendimento, ela funciona como uma maneira padronizada de confirmar que apenas pessoas confirmadamente habilitadas na área de psicologia estarão realizando os atendimentos”, diz Carú de Paula Seabra, psicólogo e coordenador da plataforma.

Os profissionais candidatos também passam por análise de currículos e testes. “Além disso, preparamos uma cartilha informativa elaborada por seis profissionais de psicologia LGBTs com informações sobre o público e as especificidades de atendimentos desse grupo. Qualquer profissional que se inscreva na plataforma recebe esse documento”, conta Seabra.

Até agora, 350 profissionais de saúde mental já se inscreveram. Cada um deles ficará responsável por um paciente. O processo de inscrição de especialistas e de pessoas em busca de acolhida é totalmente gratuito.

Uma outra funcionalidade do site é o mapeamento de serviços públicos e do terceiro setor que trabalham em diferentes formas de acolhimento e apoio a LGBTs nos 26 estados e no Distrito Federal.

O desenvolvimento da plataforma contou com uma equipe de 10 pessoas de três organizações: All Out, TODXS e Nossas. 40 pessoas voluntárias ajudaram a mapear serviços de apoio e acolhimento a pessoas LGBT+ no país inteiro. A plataforma será gerenciada por um coordenador, com o apoio pontual de quatro pessoas.​

Fonte: Folha de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: