Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

SAP intensifica testes de HIV e sífilis em unidades prisionais da região central de São Paulo


Unidades prisionais da região central de São Paulo, em parceria com a Coordenadoria de Saúde (CS) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), realizaram testagens por meio do Programa Municipal IST/Aids, que está na 13ª edição da campanha Fique Sabendo.

A campanha foi escolhida para acontecer no mês de dezembro em comemoração à luta contra a aids, cuja data oficial da ação é o dia 1º, dia em que começaram as testagens com término no dia 7. Pelo menos 1780 sentenciados fizeram o teste dos quais 17 atestaram positivos para HIV e 81 para sífilis, um percentual de 4,60% no total dos testados por meio de fluído oral, punção digital e coleta sanguínea. Os exames não são obrigatórios.

De acordo com o governo, a SAP, por meio de suas coordenadorias, atua fortemente com campanhas de saúde física e mental para proporcionar à população carcerária um atendimento de saúde com qualidade. A campanha “Fique Sabendo”, por exemplo, teve início no sistema prisional em 2012, e desde então, vem sendo realizada anualmente, trazendo informações, qualidade nos diagnósticos, confiança e sigilo para o paciente.

De acordo com o diretor regional da CS, Alexandre Lazinho, os apenados que testaram positivos para sífilis podem ser tratados na própria unidade prisional. Já os que testaram positivo para HIV são encaminhados ao Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário ou até mesmo até uma linha de assistência de infectologia, no próprio município.

Fonte: Governo de São Paulo

%d blogueiros gostam disto: