Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Reunião na Secretaria de Saúde de Estado do RJ define jovens para evento em SP


O Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens esteve presente na nova reunião realizada com a gestão estadual de Saúde no prédio da Secretaria de Estado (SES), no Centro (RJ), na tarde da última quinta feira (17). O encontro teve como objetivo acertar os últimos e principais pontos sobre os jovens selecionados para participar da iniciativa Oficina de Prevenção Combinada, do Ministério da Saúde via Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais, que será realizado de 07/11 à 09/11, em São Paulo.

Denise Pires, da Secretaria estadual de Saúde, enfatizou que é preciso “que vocês saibam que estarão e terão a responsabilidade de representar não somente vocês, unicamente, mas todo um estado e sua realidade”. A partir disso buscou entender e conhecer quais as expectativas dos jovens para o evento e sobre a compreensão do termo Prevenção Combinada. “Eu acho que é um evento muito importante, pois vai permitir que se olhe para aquelas populações pouco visibilizadas, mas diretamente atingidas (pela epidemia) como jovens negros, travestis, transexuais, população indígena e outros”, disse Jéssica Marinho assistente de projeto do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da ABIA. Também assistente no mesmo projeto, Jean Pierry Oliveira completou: “além disso, eu acredito que isto sirva como uma espécie de plataforma para poder tirar desdobramentos sobre a vivência dessa juventude, seus hábitos e costumes, dentro da realidade de reinfecção entre nós”, pontuou.

“Por isso é importante a questão da AIDS ser novamente pautada dentro das agendas públicas de saúde, porque ela já não tem mais espaço. É precisamos de capilaridade para realizar ações. E vocês estarão lá para isso”, salientou Pires. “Até porque o preconceito e o desconhecimento são muito grandes e desafiam o nosso dia a dia, então isso redobra a importância de vocês”, observou a gerente de DST/AIDS e Hepatites Virais da SES Jane Portela. Com 15 vagas destinadas aos jovens cariocas e fluminenses, o que antes poderia ser um problema (mais voluntários do que vagas), tornou-se um dilema às avessas: há vagas sobrando para preencher e poucos verdadeiramente engajados para ir. Sobre isso, os jovens estaduais discutiram e foram unânimes ao apontarem que não basta indicar alguém para ocupar espaço, mas preocupar-se em levar aqueles que sejam suficientemente conscientes dos objetivos da Oficina de Prevenção Combinada e sua instrumentalização para outras incidências.

“Mas eu acho que muitos jovens acreditaram que para participar de um evento e encontros como esses tenham que saber sobre Saúde e assuntos afins. E aí acabaram desestimulando, eu percebi isso com amigos meus próximos que eu convidei”, rebateu a jovem Alice Agapyta do CEDAPS (Centro de Promoção da Saúde). De certo, fecharam-se 10 das 15 vagas reservadas para o estado do Rio de Janeiro. As cinco pendentes serão ocupadas por jovens pré-indicados pelos próprios presentes na reunião numa lista com, aproximadamente, oito jovens de regiões como Mesquita, São Gonçalo, Nilópolis e outros.

A próxima reunião entre o grupo ficou acertada para o dia 15/10, às 14h00, onde os esforços se concentrarão em discutir um plano de ação para desenvolver na Oficina. Os dois assistentes do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens foram selecionados para representar o Estado neste evento.

Texto: Jean Pierry Oliveira
Foto: Jéssica Marinho

%d blogueiros gostam disto: