Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Projeto Diversidade Sexual realiza CINE ABIA em homenagem ao Dia da Visibilidade Trans


Em alusão ao Dia Nacional pela Visibilidade Trans, comemorado todo dia 29 de janeiro, o Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens realizou na última terça-feira (28/01) a exibição do filme Janaína Dutra – Uma Dama de Ferro, na sede da instituição, no Centro (RJ).

Dirigido por Vagner de Almeida, coordenador do projeto, o filme traça a vida e luta política de Janaína Dutra permeada por pobreza, transfobia e resistência da primeira advogada travesti com a carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no país.

Após a seção, durante o debate, Almeida destacou “a forma como ela era contemporânea já 20 anos atrás mostrando o quanto Janaína estava à frente do tempo. A Janaína perpassava por um sincretismo muito forte também e sinto que ela “dirigiu” o filme junto comigo…” E completou “ e tudo que falaram dela no filme é verdade ela era um arraso por onde passava. ”

Um aspecto importante da filmagem, gravado em 2000 e lançado em 2004, foi o fato de todos os familiares se referirem a advogada no masculino- e até o fato de a própria Janaina se intitular como “o travesti”.

Psicóloga, Penélope Esteves chamou atenção para o aspecto “de uma família atípica, vindo do interior do Ceará e com o tratamento que davam a ela, mesmo à chamando pelo nome masculino. Vejo que ela entendia como forma de carinho, e por isso não se importava”, afirmou.

Angélica Basthi, jornalista, trouxe outro aspecto referente a questão da identidade de gênero, ao afirmar que “ naquela época não tinha a reivindicação do nome social feminino como hoje. Não era tão forte, presente e necessário naquela época como hoje”.

“ Naquela época ela e outros lutavam pela dignidade da travesti, não por outra coisa. Hoje já se buscam outros direitos e naquela época não exigiam isso como conquista” respondeu Almeida.

Para a pesquisadora Carla Pereira o reconhecimento da feminilidade era o mais importante, segundo suas análises sobre Janaína. “ E ela como advogada, entre outras coisas, buscava quais eram os seus direitos” falou.

Questionado pela ativista Vera Caldeira sobre qual foi a motivação para filmar Janaína, o diretor disse que “ percebeu Janaina como uma história muito rica. Eu tinha acabado de fazer Borboletas da Vida e o GRAB (Grupo de Resistência Asa Branca) – instituto cearense – queria fazer uma homenagem a ela, depois de sua morte. E foi assim que aconteceu”, explicou.

A exibição do filme “Janaina Dutra- Uma Dama de Ferro” foi uma ação positiva do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da ABIA em 2020, com apoio da MAC AIDS Fund.

Texto: Jéssica Marinho e Jean Pierry

Fotos: Vagner de Almeida

%d blogueiros gostam disto: