Nesta quinta-feira (28/02) o Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens esteve presente no 3º Gênero Ameaça(n)do na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O encontro tinha como objetivo discutir sobre as políticas democráticas de garantias dos direitos humanos.
O evento contou em sua mesa de abertura com a participação de Richard Parker e Sônia Correa, diretor-presidente da ABIA e co-coordenadora do Observatório de Sexualidade e Política (SPW) respectivamente. A mesa elaborou um painel sobre a Democracia e Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos levando em consideração um panorama internacional. O painel contou também com as colaborações do sociólogo francês Eric Fassin (Université Paris 8), da antropóloga Maria Filomena Gregori (Unicamp) e da antropóloga Miriam Grossi (UFSC).
Em sua fala Sônia Correa pode compartilhar as atividades que o SPW vem realizando. A co-observadora apresentou os resultados já obtidos sobre os estudos de politica antigenêro na América Latina, que começaram a ser elaborados há um ano e meio.
Já o diretor-presidente Richard Parker elaborou um discurso onde pudesse envolver a pauta das políticas sexuais do século 21, pensando em algumas lições que a AIDS oferece em relação a essas questões. Parker fez uma exposição rápida sobre as quatro décadas da epidemia que definiu como ondas para demonstrar suas diferenças através dos contextos políticos e sociais existentes em cada década. O antropólogo finalizou sua participação alertando que “ mesmo com todos os avanços existentes eu acho que a relação entre gênero e sexo continua sendo um problema que devemos pautar em cada encontro ou locais que estivermos presentes.”
O encontro contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas e foi organizado pelo Grupo de Estudos e pesquisas: subjetividades e instituições em dobras da UERJ.