Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Projeto Diversidade Sexual participa de evento LGBT e recebe homenagem em nome da ABIA em Mesquita, na Baixada Fluminense


Foi realizado na tarde da última terça feira (17), em Mesquita, na Baixada Fluminense , a exibição do filme “Jovens Cidadãos, Brasileiros e seus Desafios” no auditório Zelito Viana da prefeitura. Organizado pela coordenadoria de Diversidade Sexual local, comandada por Paulinha Única e Neno Ferreira, o evento contou com a presença do coordenador de projetos Vagner de Almeida e seus assistentes Jean Pierry Oliveira e Jéssica Marinho, além de representantes municipais como Cristina Quaresma (Secretaria de Assistência Social), Cris Gêmeas (Vereadora) e Rossini (Secretaria de Direitos Humanos).

“É importante que estejamos aqui hoje para discutirmos a situação e saber o que podemos fazer de melhor para a nossa cidade”, disse Quaresma. Em seguida, Almeida foi apresentado para os demais convidados da sala – aproximadamente 100 pessoas entre jovens, estudantes, gestores e ativistas – e mostrou-se lisonjeado com o convite para a mostra. Com foco nas ações de destaque que pessoas LGBT tem dado e contribuído para o engrandecimento das atividades in loco o diretor afirmou que “momentos como esse são extremamente importantes, principalmente, num período tão engessado como o que vivemos. Onde as juventudes são as mais afetadas e não se tem emprego, não se tem muitas das vezes o estudo e nem renda”, afirmou ele comprovando suas desconfianças ao perguntar quantos dos presentes entre 15 e 29 tinham trabalho formal e somente seis levantaram os braços.

Em seguida a sessão teve início na sala Zelito Viana. Almeida conseguiu persuadir a todos para debaterem sobre suas visões acerca da realidade mostrada em sua obra. “Eu concordo com o que já ouvi o Vagner dizer hoje aqui: é preciso pensarmos mais no coletivo e menos em nós mesmos. Eu sou uma mulher, tenho orgulho de ser travesti e nada pra mim foi fácil. Diversas vezes me vi pensando em desistir, em deixar meus estudos para lá, até mesmo quando entrei para a UERJ e passava no corredor com outros alunos me chamando de viadinho. Mas tive pessoas que olharam pra mim e não me deixaram ficar pelo caminho. E é isso que hoje, empresária e dona de três escolas, já com meu mestrado e doutorado e professora em universidade, eu tenho fazer durante a formação de meus alunos: digo que eles não podem desistir nem deles e nem de aprender com isso aqui, a diversidade”, contou orgulhosa a proeminente empresária e professora Samanta, antecipando seu discurso como uma das homenageadas do dia pelo histórico de vida – pessoal e profissional em Mesquita. A professora completou seus discurso afirmando o quanto gosta de se ‘transvesti’ e alertou sobre a necessidade da educação na vida das pessoas “ Nós precisamos entender que educar não é uma tarefa fácil, que basta o aluno entrar na sala de aula e pronto. Educar é transformar o aluno” finalizou Samanta.

Também houve prêmios para Vagner de Almeida, em nome da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), mediante seu trabalho no Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens de longa data com parceiros locais, nacionais e internacionais. “É muito gratificante e eu estou realmente emocionado pelo dia de hoje. Tenho também que agradecer ao Neno por todos os anos de amizade e parceria, agradecer a ABIA por continuar promovendo essas ações interdisciplinares e sempre que precisarem contem conosco, porque ainda temos muito trabalho pela frente”. Além disso, Vagner de Almeida foi surpreendido pela vereadora Cris Gêmeas que durante a cerimônia revelou que o mesmo irá receber uma moção honrosa da Câmara dos Vereadores locais por todos os serviços prestados durante a sua trajetória como ativista.

O evento foi encerrado com uma apresentação da transformista Vanessa Cardã, que possui grande carreira nas noites cariocas, e também foi agraciada com uma homenagem pelos trabalhos prestados em nome da cultura logo após uma apresentação em francês do clássico “New York, New York”, de Frank Sinatra.

Ao final do evento, os convidados reuniram-se para uma foto oficial e confraternizaram.

Texto: Jean Pierry Oliveira e Jéssica Marinho

Fotos: Vagner de Almeida e Neno Ferreira

 

 

%d blogueiros gostam disto: