Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Projeto Diversidade Sexual lança Guia de Sexo mais Seguro para Mulheres Trans e Travestis


Na noite da última terça-feira (25) logo após a realização da Oficina: Interseccionalidade – Enfrentamento da Epidemia de AIDS no Brasil Contemporâneo, no Scorial Hotel, no Flamengo (RJ), foi lançado oficialmente o Guia de Sexo mais Seguro para mulheres Trans e Travestis.

Produzido e organizado pelo Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da ABIA, e coordenado por Vagner de Almeida o guia saiu em duas versões: online e impressa (folder). O evento contou com a presença de mulheres trans e travestis e diversos ativistas do Brasil. Almeida abriu o evento agradecendo a presença de todxs na construção do material. “Nós buscamos à menor margem de erros possíveis. E por isso mesmo foi tão importante a participação de todas voluntárias trans e travestis. ”

Presente no lançamento o vice-presidente da ABIA, Veriano Terto Jr., ressaltou que “ esse material vem para resgatar uma ousadia no tocante à prevenção. Historicamente, a ABIA sempre teve essa característica, mas com o passar dos anos o conservadorismo ganhou espaço. Então esperamos que esse material leve informação, prevenção e a ousadia para essa população”, conclui Terto Jr.

“Eu me sinto muito grata por toda a ajuda das meninas. Porque eu mesma não conhecia nada da linguagem e do contexto social de vocês. E todo esse trabalho me permitiu isto, algo que levarei para sempre em minha vida” acrescentou Jéssica Marinho, assistente de projetos e de produção do guia.  “ Complementando, eu fico feliz de poder ter tido a oportunidade de conhecer as meninas e agradecer também o fato delas se voluntariarem de maneira tão confortável. Além disso, espero repassar todo o conhecimento para meus amigos e minha prima trans também” reconheceu Jean Pierry, assistente de projetos e produção do projeto. Assessor de projetos e revisor técnico do guia Juan Carlos Raxach mostrou-se satisfeito e ”feliz por esse material ter sido construído de uma forma tão solidária e resgatando coisas tão importantes. ”

Em seguida, as participantes puderam assistir a versão online do guia em primeira mão, com reações efusivas de apreço, palmas e gritos pelo conteúdo objetivo e contemplativo. Uma das mais animadas do lançamento e principais articuladoras das voluntárias e confecção do material, Luciana Vasconcellos mostrou-se emocionada. “ Eu gritei mesmo, fiquei super emocionada e só tenho que agradecer todo o carinho, o apoio e o cuidado que a ABIA e o Projeto sempre tiveram com a gente. Sempre que precisarem de mim, eu fecho. Porque eu não sabia até alguns anos atrás da importância da prevenção e do uso da camisinha. Até eu me conscientizar outras meninas me ajudaram muito. Então espero que esse material sirva para aquela menina trans e travesti que esta la na pista, é pobre e não tem acesso ao conhecimento e a essa oportunidade que a ABIA nos permite”.

O evento encerrou-se com uma foto coletiva reunindo todas as meninas travestis e transexuais voluntárias e não voluntárias no salão do evento. O lançamento do guia de sexo mais seguro para mulheres trans e travestis foi mais uma ação positiva do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da ABIA, com apoio da MAC AIDS Fund.

Para fazer o download da publicação clique aqui.

 

%d blogueiros gostam disto: