Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Projeto Diversidade Sexual da ABIA grava programas sobre a história da epidemia e a prevenção ao HIV/AIDS



O projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) está produzindo talk shows, em formato de programa de entrevistas, que vai abordar a história da prevenção ao HIV e AIDS no Brasil e no mundo.
A iniciativa faz parte de uma série de ações, como seminários e rodas de conversa, que a instituição tem desenvolvido ao longo do ano para discutir sobre o legado das quatro décadas da epidemia de HIV e os desafios que se apresentam para a quinta década.

 

 

O Programa

O talk show é composto por cinco episódios e tem estreia prevista para dezembro. O programa é apresentado por Vagner de Almeida, assessor e coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens e recebe como convidados os pesquisadores reconhecidos no campo do HIV e AIDS, Dr. Richard Parker, Dr. Veriano Terto Jr e Dr. Juan Carlos Raxach, todos da ABIA. As gravações foram iniciadas após toda a equipe envolvida ter completado a imunização contra a Covid-19, seguindo todos os protocolos de segurança.

O presidente da ABIA, Dr. Richard Parker, foi o entrevistado do primeiro e segundo episódios. No primeiro programa intitulado “HISTÓRIA DA PREVENÇÃO ANOS 80: SEXO SEGURO, REDUÇÃO DE DANOS E RESPOSTAS COMUNITÁRIAS”, Parker revisita a primeira década da epidemia, apontando as principais barreiras e as lições
aprendidas. Ele lembra que por conta do estigma, as pessoas não queriam estar associadas à epidemia, nem para aprender sobre práticas preventivas; e destaca duas importantes estratégias de prevenção, que foram criadas pelas comunidades mais afetadas à época: o sexo mais seguro e a redução de danos. Já ao responder as perguntas do segundo episódio “HISTÓRIA DA PREVENÇÃO ANOS 90: VIOLÊNCIA ESTRUTURAL E RESPOSTAS CULTURAIS – HSH”, o Diretor – Presidente da ABIA evidencia a mobilização da sociedade civil, iniciada no final dos anos 80, responsável por tensionar os paradigmas e gerar uma nova dinâmica social que trazia os direitos humanos para o debate da epidemia, e sobre a Lei nº 9.313/96, que instituiu a distribuição gratuita de medicamentos antirretrovirais.

O Vice Diretor – Presidente, Dr. Veriano Terto Jr., convidado do terceiro talk show, “A PREVENÇão NOS ANOS 2000: TRATAMENTO COMO PREVENÇÃO”, faz uma leitura sobre o início dos anos 2000, período em que o Brasil foi visto mundialmente como referência no enfrentamento ao HIV. Terto Jr. elenca como pontos fundamentais dessa
época: o diálogo sobre prevenção aliado à manutenção do prazer, um contexto democrático, que permitiu ampliar as estratégias sociais e culturais de combate à epidemia; o trabalho triangulado entre governo, sociedade civil e academia; e a consolidação da ideia de que é possível viver com HIV.

Métodos preventivos como a camisinha, a Profilaxia Pós-Exposição e a Profilaxia Pré-Exposição são discutidos pelo Dr. Juan Carlos Raxach em sua reflexão sobre prevenção combinada (combinação de tecnologias preventivas) e o programa nacional de AIDS em “PREVENÇÃO COMBINADA 2000”, quarto episódio do programa. Raxach enfatiza que a política de prevenção não pode perder de vista (como tem acontecido) as questões estruturais.

Os três convidados participam do último talk show, “A PREVENÇÃO NA 5ª DÉCADA DA EPIDEMIA: HIV/AIDS EM TEMPOS DE COVID-19″ dedicado à quinta década da epidemia. No episódio, eles são indagados por Vagner de Almeida sobre a sustentabilidade de organizações da sociedade civil de enfrentamento à AIDS, as lições aprendidas nas décadas anteriores que ainda são relevantes e o enfrentamento ao HIV combinado ao enfrentamento da Covid -19.

O programa será disponibilizado nas plataformas do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e
Direitos entre Jovens e da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS e no site da ABIA.

 

Texto: Maiana Santos
Jornalista e Assessora de Projetos da ABIA

%d blogueiros gostam disto: