Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Programa IST/Aids intensifica orientação e prevenção para o Carnaval


Os profissionais do Ambulatório Herbert de Souza (IST/Aids) intensificam, a partir desta segunda-feira (17), as atividades de orientação, prevenção e conscientização à população sobre as infecções sexualmente transmissíveis. As atividades, que incluem também os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, foram programadas para antes das festas de Carnaval, para que todos aproveitem o feriado prolongado com muita informação e segurança. As ações acontecem no ambulatório, das 7h30 às 11h e 13h às 16h30.

De acordo com a coordenadora do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Cláudia Spirandelli, a reflexão sobre o tema nesta época do ano é fundamental. “O carnaval é um período de festa, as pessoas estão mais abertas a se relacionar. É importante que neste momento a população não se descuide e as pessoas que tiveram relação sexual desprotegida realizem os testes rápidos ou sorológicosporque, além do HIV, existem outras doenças transmitidas. Por isso, é importante a orientação, a prevenção e também o diagnóstico precoce. Lembrando que a rede oferece tratamento e algumas infecções têm cura, como a sífilis”, destacou.

Ainda segundo a coordenadora do programa, além destas ações, também haverá distribuição de preservativos nas festas de carnaval da cidade, por meio de parceria com a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, e em algumas empresas que pediram apoio com o material.

“Buscamos envolver todos. Informamos, orientamos e mostramos para as pessoas tudo que está relacionado às causas e consequências das doenças, para que elas também possam ser multiplicadoras desse processo”, reforçou Cláudia Spirandelli.

Acolhimento integral

O ambulatório Herbert de Souza notificou no ano passado 198 casos de sífilis em gestantes e 101 congênitas (transmitidas da mãe para o bebê durante a gestação). Em relação ao HIV/Aids, foram 468 novos casos.

Referência no tratamento das ISTs, o ambulatório oferece acompanhamento multidisciplinar aos pacientes. Além do atendimento, também é oferecido o teste rápido para as ISTs, que é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue.

O exame é gratuito, sigiloso e pode ser feito durante todo o horário de expediente do ambulatório, que fica na rua Avelino Jorge Nascimento, 15, bairro Roosevelt. Não é necessário agendar o exame. Basta comparecer ao local e apresentar a Carteira de Identidade.

 

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

%d blogueiros gostam disto: