Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Profissionais de saúde produzem questionário sobre discriminação nos serviços de aids do país


Profissionais de saúde do estado de São Paulo se reuniram na manhã dessa quarta-feira (4), no Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids para pensarem e estruturarem questionários a fim de mapear ações discriminatórias dentro dos serviços de saúde do estado, podendo também serem utilizados em outras regiões do país.

Fabíola Lopes, diretora de prevenção no CRT – SP explicou que haverão dois questionários que serão direcionados para os serviços, e para a população que utiliza esses serviços. “Primeiro queremos saber qual é a percepção que o serviço tem sobre discriminação e assim poder pensar em estratégias para evitar situações como essas dentro dos serviços. O outro tem foco em entender como as pessoas que utilizam os serviços se sentem, com certas formas de atendimento. Queremos saber o que eles pensam.”

“Queremos que esse questionário seja amplamente divulgado, por isso, as perguntas ficarão disponíveis na página do facebook do CRT, atingindo assim, o público mais jovem e possivelmente mais vulnerável.” Clique aqui para acessar a página do CRT na rede social. 

Para o Usuário

Para o usuário serão realizadas perguntas básicas como sexo biológico, gênero, idade e escolaridade até a respeito de relatos sobre agressões físicas e psicológicas.

Ao longo do questionário, o usuário também pode relatar onde aconteceu a discriminação, sem em hospital, maternidades, pronto socorro ou até mesmo serviço odontológico.

Dentre as situações, é possível incluir situações como o caso de profissionais de saúde que recomendam que a pessoa com HIV não tenham mais relações sexuais, ou que não tenham filhos.

Por isso, Ivone de Paula, gerente da área de prevenção, ressaltou a importância da divulgação e compartilhamento do questionário em grupos de whatsapp, em redes sociais porque, com essas informações vindo de um maior número de pessoas, esses dados serão muito mais robustos e o mapeamento pode ser muito eficiente não só para serviços do estado de São Paulo, mas para todo o Brasil, já que há um campo para se preencher sobre a cidade e estado em que a pessoa vive.

Esse material ficará disponível para ser preenchido pela população à partir do dia 23 de março.

Para os serviços

Em uma primeira fase, os questionários serão feitos nos Serviços Atenção Especializa (SAEs) e no Cent (CTAs). Fabíola esclarece que essa se trata de uma etapa piloto para que depois o material se expanda para outros serviços como a atenção básica.

“A ideia é que o fato de a equipe dos serviços preencherem as informações em conjunto, possa levantar o debate sobre como essas questões são tratadas dentro do serviço. Além disso, é importante saber se a instituição como um todo é discriminatória ou não”, explica. 

Para responder o questionário, é importante realizar uma discussão com a equipe de trabalho da unidade. “Além da importância da participação de todos os profissionais na construção de respostas, esta estratégia possibilitará a inclusão desta temática na rotina e nos processos de trabalho da unidade”, defende Fabíola. 

Neste formulário também não será necessário se identificar e, após o envio de dados, as eventuais alterações ocorrerão somente mediante contato com a equipe da gerência de prevenção.

Estão incluídas perguntas que caraterizam a unidade, se é um hospital, CAPs, ou da estratégia de saúde em família, por exemplo. Também é necessário preencher informações sobre a localização do serviço, qual público atende, condutas em relação aos prontuários dos pacientes com HIV/aids.

Os profissionais do serviço também são questionados em relação aos pacientes com HIV/aids que apresentam desejo de ter filhos, bem assim como em relação ao planejamento reprodutivo das pessoas que vivem com vírus e o grau de dificuldade que os profissionais sentem ao revelar um diagnóstico positivo.

O material tem previsão para começar a ser disponibilizado para respostas dentro de 15 dias e ficará disponível para preenchimento dos serviços durante 60 dias.

Fonte: Agência de Notícias da AIDS

%d blogueiros gostam disto: