Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Pré-Vestibular popular abre inscrições para população Trans


O Movimento de Educação Popular + Nós é fruto de um longo período de debates e acúmulos feitos por militantes do Coletivo RUA Juventude Anticapitalista, estudantes, trabalhadores e ativistas das lutas pela educação que têm como norte uma perspectiva comum: a de que é necessário mudar o sistema, propulsor de desigualdade e injustiça, sob o qual nossa sociedade está submetida. Nesse sentido, é importante que fique claro que o +Nós é, antes de tudo, um movimento social comprometido com as problemáticas sociais que afligem, sobretudo, a parte mais pobre da população e se empenha no combate a todo tipo de opressão como a desigualdade de gênero, o racismo e a LGBTfobia. Tais temáticas– latentes em nossa realidade e presentes nas últimas edições do ENEM – nos são caríssimas.
O + Nós, seguindo essa perspectiva, tem sido uma grande experiência de educação a partir de um modelo pedagógico alternativo constantemente em construção. Logo, a horizontalidade e a construção coletiva, numa lógica em que todo mundo tem algo a compartilhar, também têm fundamentado nossa atuação. Partimos da constatação de que a desigualdade social, a falta de investimento nas escolas públicas e os processos seletivos das universidades promovem uma desigualdade gigantesca de oportunidades, dificultando a entrada e permanência de pessoas mais pobres na faculdade. Defendemos que a universidade é de todos e que o direito de cursar suas disciplinas deve ser garantido a qualquer pessoa que assim desejar. Nesse intuito, acreditamos que um primeiro passo para acabar com essa desigualdade é trabalhar para que cada vez mais aquelas desfavorecidas socialmente estejam dentro das universidades. Como dizem nossas e nossos estudantes“ +Nós, de fora, dentro da universidade”. Ao nos colocarmos entre a escola e o processo seletivo das faculdades, o +Nós pretende empoderar, instrumentalizar e encorajar justamente aquelas e aqueles sujeitos que por diversos motivos tenham historicamente menos condições de concorrer a uma vaga no ensino superior.
Nosso curso já pôde contribuir para que dezenas de estudantes obtivessem êxito no ENEM e na UERJ. Temos nos esforçado para romper com as dificuldades financeiras, estruturais e pedagógicas que um curso sem auxílios governamentais e institucionais enfrenta. Diversos são os desafios, mas temos em mente que é nosso papel construir coletivamente a maiores possibilidades de que o verdadeiro povo ocupe as salas de aulas das universidades brasileiras, sobretudo as públicas. Entendemos que cada estudante possui um sonho, e esse sonho nós compartilhamos.

Apenas 5% das pessoas trans estão empregadas formalmente. O Brasil é o país mais perigoso do mundo para essa população, e as salas de aula sempre foram um ambiente de pesadelo para qualquer pertencente da comunidade LGBTQIA+, principalmente para as pessoas trans e travestis.

Para o +Nós, a educação deve ser crítica a esta dura realidade de um país hostil e perigoso à população trans.

Não deve haver espaço para o ódio, nem na sala de aula nem na rua. Desejamos construir um espaço seguro, de referência, acolhimento e estudo para que cada vez + pessoas trans tenham acesso e permanência no Ensino Superior e se insiram no mercado de trabalho.

Saibam que são bem-vindas e bem-vindos para construírem conosco um novo amanhã!

__________________
Mais informações:

Edital de inscrição:

https://tinyurl.com/editalestudantes2020

Endereço e horário de nossas unidades:

https://tinyurl.com/nossasunidades

Inscreva-se já:

http://tinyurl.com/matriculamaisnos2020

Inscrições online até 01/03/2020.

%d blogueiros gostam disto: