Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Pela 1ª vez, eleições da Índia tem candidato intersexo ao parlamento do país


Chinju Aswathi é a primeira pessoa intersexo da Índia a concorrer pelo parlamento indiano nas eleições deste ano, disputando uma cadeira para representar o Estado de Kerala, que fica no sul do país.

Falando ao jornal local Newsrupt, Aswathi disse que “A vida de pessoas intersexo na índia é ainda pior do que a realidade das pessoas trans”.

Pra quem não sabe, intersexo são as pessoas que nasceram biologicamente com os dois sexos. Uma parcela minoritária da população que antigamente era chamada de “hemafrodita”, mas o nome caiu em desuso devido ao estigma.

É importante lembrar que cerca de 1.7% da população nasce com características biológicas sexuais diferentes do padrão, incluindo aí fatores como as pessoas intersexo, variações cromossômicas a genitália ou mesmo alterações hormonais.

Segundo Aswathi, pessoas intersexo sofrem desde o nascimento onde é muito comum o médico ou os pais decidirem por um dos sexos para a criança, muitas vezes cometendo mutilações e enganos, forçando essa pessoa depois que cresce a se tornar uma trans pelo erro da decisão médica ou dos pais, percebendo estar em ume biologia em desacordo com o gênero ao qual entende ser o seu.

Um recente estudo envolvendo um grupo de médicos europeus chegou ao consenso de que a criança nascida intersexo deveria ser envolvida na decisão da família e dar o seu parecer sobre seu gênero antes das mudanças serem decididas (muitas vezes, logo que nasce!).

Asathi falou em entrevista ao Newsrupt sobre todas essas questões e garantiu que, se conseguir a eleição, irá lutar além dos direitos das pessoas intersexo, mas também pelas minorias Dalits, comunidades pobres de pescadores e direitos da mulher na Índia.

Fonte: Põe na Roda

%d blogueiros gostam disto: