Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Moradores de Florianópolis poderão solicitar teste de HIV pela internet


Moradores de Florianópolis poderão pedir o teste de HIV pela internet. A modalidade começará a valer nesta sexta-feira (27), de acordo com a prefeitura da Capital. O processo poderá ser feito utilizando o site ou o aplicativo gratuito para celulares. Nas plataformas os interessados encontrarão opções para o recebimento de um kit com o autoteste de fluido oral ou um kit com teste de sangue para o HIV.

Além disso, são fornecidas online informações sobre prevenção ao vírus e uma calculadora de risco de infecção que fornece um resultado com base nos comportamentos relatados. Apenas homens maiores de 15 anos e residentes em Florianópolis poderão solicitar o autoteste pela nova ferramenta.

O município declarou que o objetivo da ação é ampliar o acesso a jovens gays e de outros homens que fazem sexo com homens (HSH) à testagem anti-HIV por meio de fluido oral ou por uma gota de sangue, sem estigma ou discriminação, em horários e locais alternativos, e oferecendo a vinculação aos serviços de saúde.

Após solicitar o kit de testagem será possível retirá-lo no Terminal Rodoviário Rita Maria, com funcionamento 24h, ou então receber pelos Correios. Em caso de resultado positivo, os participantes serão encaminhados à um dos quatro Centros de Testagem e Resposta Rápida (CTRr) para HIV e outras ISTs do município, a pessoa será atendida por um médico infectologista e enfermeiro para realizar o teste confirmatório. Veja a localização dos CTRr da Capital:

Policlínica Centro

Av. Rio Branco, 90 – Centro
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Tel (48) 3952-0107 / e-mail policentropmf@gmail.com

Policlínica Continente

R. Dr. Heitor Blum, 521 – Estreito
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Tel (48) 3271-1720 / e-mail policontinente@gmail.com

Policlínica Norte

R. Francisco Fauso Martins, 0 – Vargem Grande
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Tel (48) 3261-0600 / e-mail sulpoliclinica@gmail.com

Policlínica Sul

Rodovia SC-405, 682 – Rio Tavares
De segunda a sexta, das 8h às 17h
Tel (48) 3239-1724 / e-mail policlinicanorte@gmail.com

Em caso positivo do exame de sangue o paciente poderá iniciar o tratamento do HIV no mesmo dia do diagnóstico. O indivíduo será vinculado a uma equipe de saúde da família e médico de família de sua escolha.

Aids em Florianópolis

Florianópolis é a segunda capital com maior taxa de novos casos de aids na população em geral e sexta capital com maior taxa de mortalidade por aids. Isso significa que muitas pessoas vivendo com HIV não estão em tratamento ou estão sendo diagnosticadas tardiamente, quando a doença está mais avançada. De acordo com os últimos dados da epidemia em Florianópolis, mais de 7.800 pessoas vivem com HIV, dessas aproximadamente 1.000 ainda não sabem que tem HIV e outras 2.000 sabem, mas não estão em tratamento.

Fonte: NSC Total

%d blogueiros gostam disto: