Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Ministério da Saúde lança plataforma com indicadores sobre gestantes e HIV


Foi lançada, pelo Ministério da Saúde, a plataforma de Indicadores e Dados de Gestantes nos Municípios Brasileiros com mais de 100 Mil Habitantes. O objetivo do novo sistema é facilitar a gestão de informações sobre os dados de mulheres que vivem com HIV e que engravidaram.

Essa semana, a Agência de Notícias da Aids mostrou, em reportagem, que houve um aumento do número de gestantes com HIV no Brasil. Esse dado, segundo a infectologista responsável pelo Núcleo de Resposta à Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatites Virais do Departamento de Doenças Crônicas e ISTs, Fernanda Fernandes, é positivo, uma vez as mulheres que vivem com o vírus estão se sentindo mais confiantes no tratamento antirretroviral e nas pesquisas que reforçam o Indetectável = Intransmissível.

“Os números mostram que há um aumento importante na proporção de gestantes experimentadas, ou seja, que iniciaram tratamento antirrretroviral antes da gestação, que passou de 36%, em 2010, para 61%, em 2018”, explica. Os dados evidenciam que antes mulheres descobriam o HIV após já estarem grávidas, durante o pré-natal. Agora, muitas já iniciam a gravidez com o diagnóstico, passo importante para a eliminação da transmissão vertical do vírus. 

A plataforma

No site são apresentados dados como o número de gestantes vivendo com HIV identificadas nos sistemas de HIV, carga viral no início da gestação, carga viral no parto, CD4 no início da gestão, retenção do tratamento antirretroviral no após o parto, adequação às recomendações clínicas, dentre outras informações que ajudarão a compor um mapeamento desse cenário no país.

Os dados são dos sistemas Siscel, Siclom e Sisgeno. E, hoje, já é possível analisar indicadores do ano de 2010 ao ano de 2018. É possível também selecionar a cidade sobre a qual deseja a fazer o acompanhamento dos dados, no entanto, apenas dados municípios com mais de 100 mil habitantes estão disponíveis.

Na plataforma há como acompanhar os dados em forma de gráficos que o próprio sistema já atualiza de forma automática. Além disso, também pode-se fazer o download das informações em planilha. 

Clique aqui para acessar a plataforma. 

Fonte: Agência de Notícias da AIDS

%d blogueiros gostam disto: