Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Metade dos LGBTs não se assume no trabalho por temer preconceito


Um estudo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) mostrou que metade dos LGBTs esconde a orientação sexual no ambiente de trabalho por medo de represália por parte dos colegas. O levantamento também mostra que 35% daqueles que decidiram se assumir homossexuais já sofreram algum tipo de discriminação velada ou direta.

A pesquisa originou o Observatório da Empregabilidade LGBT, idealizado pelo psicanalista e ativista pelos direitos LGBTI+ Eliseu Neto. Ela aponta as dificuldades vividas por esta comunidade no ambiente de trabalho, aponta a necessidade de mudanças e indica meios para que ela aconteça.

“A nossa ideia foi criar um observatório que pudesse dizer como isso acontece. Mostrar que é altíssimo o número de pessoas que não falam da sua orientação sexual, que tem medo de falar disso no trabalho e que sente a necessidade de esconder, porque entende o que é a homofobia e o que ela traz”, afirma Neto.

Para Neto, apesar dos recentes avanços na legislação em apoio à população LGBTI+, como a criminalização da LGBTfobia, essa evolução não é refletida na sociedade e, consequentemente, no ambiente de trabalho. A consequência disso é a falta de gays e lésbicas em posições de liderança: “O preconceito vai te excluindo. Você não é chamado para as reuniões, você não tem a mesma voz, o mesmo tipo de respeito dos seus pares. Essa LGBTfobia institucional vai tirando as oportunidades de crescimento da população LGBT”, diz.

Segundo a pesquisa, apenas 13% dos LGBTs afirmaram ocupar ou terem ocupado anteriormente um cargo de diretoria. Outros 15% ocupavam ou ocupam cargos de coordenação e gestão, enquanto 54% ocupam cargos de entrada, como analistas, assistentes ou estagiários.

“O que a gente conseguiu perceber até agora é isso. Mais dificuldade de crescer na carreira, de conseguir cargos, menor relação com os espaços de chefia, e isso é muito desumano”, afirma Neto.

A situação é ainda pior para a população transexual, principalmente para mulheres trans e travestis. Muitas sequer chegam ao mercado de trabalho pela exclusão que sofrem ainda no ambiente escolar: “Até 2017, nem o nome social elas tinham respeitado. (…) A gente tem meninas que morrem de infecção urinária por ficarem o dia inteiro na escola sem poderem ir ao banheiro”, conta Neto.

Este é o mesmo pensamento da presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/DF, Cintia Cecílio. Para ela, é importante que existam políticas públicas para a inclusão da população transexual. Como muitas não têm oportunidades de estudar e são expulsas de casa, a prostituição acaba sendo a única alternativa de sobreviver: “É nossa obrigação fazer com que essas mulheres que estão nas ruas, saiam das ruas. É nossa obrigação enxergá-las como seres humanos, que tenham oportunidades para estudar, para ter uma profissão diferente da prostituição”, afirma.

Um projeto da OAB/DF para o próximo ano é criar um selo que certifique empresas mecanismos para que transexuais tenham acesso ao mercado de trabalho. “Se um estabelecimento pega uma pessoa trans que está na rua e coloca em funções que não precisem de uma profissionalização tão grande, como repositor de supermercado ou na área da limpeza, já dá uma oportunidade de tirar essa pessoa da rua e ela estudar e depois estar em um emprego melhor.”, conta Cecílio.

Hoje, já existe nacionalmente o portal Transempregos, que é um programa de empregabilidade voltado para pessoas trans e travestis. O site recebe currículos de transexuais e encaminha para vagas que aceitam transgêneros, além de reunir cursos profissionalizantes e de capacitação.

Pela pesquisa, 82% dos entrevistados LGBTs afirmaram que ainda falta muito para que as empresas acolham melhor. O Observatório traz propostas de como melhorar o ambiente de trabalho e políticas que diminuam a homofobia e transfobia também nas escolas. O estudo mostra que consumidores tendem a escolher empresas com base no seu posicionamento. “Uma empresa que tem um quadro bem diverso é uma empresa que tem uma saúde muito melhor. Hoje a sociedade compra isso. O cliente também compra”, afirma Cecílio.

 

Fonte: Região Noroeste

%d blogueiros gostam disto: