Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

LIVE: ABIA – advocacy e ações de solidariedade em tempos de pandemia


Fundada em 1987 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e outros ativistas, a ABIA é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que sempre atuou na mobilização da sociedade civil para o enfrentamento da epidemia de HIV e da aids no Brasil. Entre os temas prioritários, estão o acesso ao tratamento e assistência e a defesa dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV e AIDS.

Ao longo dos últimos anos, a ABIA especializou-se em advocacy, com foco no acompanhamento das políticas públicas, na formulação de projetos de educação e prevenção ao HIV e à AIDS e no acesso à informação em HIV e AIDS.

A ABIA também busca uma incidência proativa e atua diretamente na democratização da informação sobre o HIV e a AIDS com base em análises críticas e pesquisas fundamentadas. Um dos seus princípios é contribuir com os esforços governamentais e, principalmente, da sociedade civil na área de educação e prevenção.

No próximo dia 20 de outubro, terça-feira, às 21h, a jornalista Roseli Tardelli conversa com integrantes da organização na live “ABIA: advocacy e ações de solidariedade em tempos de pandemia”.

Conheça os convidados:

Veriano Terto

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Foi coordenador de projetos e coordenador geral da ABIA (1989-2012), com foco nos seguintes temas: HIV/AIDS, políticas públicas, direitos humanos, homossexualidade e sexualidade. Entre 2002 e 2004, foi pesquisador-visitante no Núcleo de Pesquisas em Antropologia do Corpo e da Saúde do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUPACS/PPGAS/UFRGS.  Foi também professor visitante do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IESC/UFRJ (2013-2015). Atualmente, é vice-presidente da ABIA.

Pedro Villardi 

Pedro Villardi representa a ABIA na coordenação do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual da Rede Brasileira pela Integração dos povos, (GTPI/Rebrip). É doutor em Ciências Humanas e Saúde pelo Instituto de Medicina Social da UERJ.

 

 

 

 

 

Sonia Corrêa

Sonia Corrêa é formada em arquitetura e tem uma pós-graduação em antropologia. Desde o final de 1970, esteve envolvida com pesquisa e ativismo em gênero, sexualidade, saúde e direitos humanos. Fundou a ONG SOS – Corpo – Instituto Feminista para a Democracia e Cidadania, a Comissão para os Direitos da Reprodução e da Rede Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos.  Desde 2002, com Richard Parker, coordena o Observatório de Sexualidade e Política (Sexuality Policy Watch/SPW), secretariado pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS.  O Observatório é um fórum transnacional aberto de pesquisadores e ativistas dedicado a análises de política sexual. Nesse momento, o SPW desenvolve uma pesquisa sobre políticas antigênero na América Latina. Desde os anos 1990, Sonia Corrêa também esteve envolvida em atividades acadêmicas. Em 2016-2017 desenvolveu atividades de pesquisa e docência no Gender Department da London School of Economics, e é membro do comitê editorial da série Global Queer Politics.

 

Vagner de Almeida

Coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens. Pesquisa o tema da homossexualidade, HIV e AIDS desde 1983. Em 1989, integrou-se à ABIA, onde passou a coordenar a produção audiovisual da instituição. O primeiro filme dele produzido pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) foi “Cabaret Prevenção” (1995), que ajudou a dar visibilidade à comunidade HSH no país. Dentre todos os  filmes realizados, destaca-se o filme “Borboletas da Vida” (2006), premiado no New York Brazilian Film Festival como melhor documentário. Além disto assume outras frentes, tais como: escritor, diretor, fotógrafo, ativista, ator, crítico de teatro, coordenador de Oficinas de Prevenção de HIV/AIDS e IST-ABIA e formando em direção de documentários em vídeo/filmes na NYU – New York University. Atualmente, é o coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens na instituição.

Serviço:

Live: “ABIA: advocacy e ações de solidariedade em tempos de pandemia”

Quando: Terça-feira, 20 de outubro de 2020

Horário: 21h

 

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

 

TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)

Youtube: 

Facebook: t.ly/cprb

 

Fonte: Agência de Notícias da AIDS

 

%d blogueiros gostam disto: