Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Jogando futebol e vôlei contra a LGBTfobia, 32 times prometem balançar SP na estreia da True Colors Cup


Em prol de um mundo esportivo com mais diversidade e tolerância, a maior cidade do país receberá em setembro a mais recente competição LGBT+ do Brasil. É isso mesmo, São Paulo será a sede da primeira edição da True Colors Cup, que chegou para ficar e promete agitar a capital paulista. Com 32 times jogando vôlei e futebol e tendo como anfitriões os paulistas Thunders Brazil e Unicorns Brazil, o torneio contará com 500 atletas divididos entre as duas modalidades.

As equipes, vindas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e, claro, São Paulo, disputarão 64 jogos nos dois dias de competição. A True Colors Cup receberá para muita animação dentro e fora de campo e de quadra os times Alligaytors, ArtMix, Beescats, Full Boys e Karyocas (RJ), Angels, Bárbaros, Blue Birds, Bulls, Diversus, Fenerbouas, Natus, Pegasus, Rangers, Real, Thunders Brazil, Twelveboys, Unicorns Brazil, Voleiboys e Vrau (SP), Bharbixas, Felinos e Predadores (MG), Tubarões e Dinosaurs (SC), Maragatos (RS), Taboa (PR) e Capital (DF).

“Acreditamos muito nesse movimento como um fator positivo na luta por um mundo de mais amor e inclusão. O maior benefício de tudo isso é que não nos escondemos, não temos vergonha de ser quem somos. Vivemos tempos complexos e de medo em relação à perda de direitos e espaços conquistados pela comunidade LGBTQ e, por isso, a True Colors Cup nasce para ser mais um movimento de luta, resistência e visibilidade da nossa causa, onde eu vejo o esporte como uma ferramenta de integração entre todos os meios sociais”, destaca Diego Cabral, fundador do Thunders Brazil.

“Jogar futebol e vôlei aqui é simbólico, porque estamos invadindo um território majoritariamente heterossexual, um espaço onde o preconceito se mostra de uma maneira ainda mais agressiva. Esse é apenas um primeiro passo para não precisarmos mais nos esconder em casa, no trabalho, para podermos viver quem realmente somos em qualquer ambiente”, completa Filipe Marquezin, fundador do Unicorns Brazil.

O evento acontecerá nos dias 7 e 8 de setembro, na Arena WS (futebol) e no Clube Nacional (vôlei), complexos esportivos que dividem o mesmo terreno no bairro da Barra Funda, em São Paulo. No sábado, 7, a abertura será às 10h, os jogos começarão às 11h e terminarão por volta das 20h. Já no domingo, as disputas iniciam-se às 09h e acabam por volta das 16h, com entrega de medalhas e troféus aos ganhadores da competição.

A primeira edição da True Colors Cup tem o apoio do Governo Britânico, como parte da campanha Love is GREAT, da Gilead Sciences e da DPlanners e a entrada é gratuita. Os organizadores apenas pedem que o público doe 1kg de alimento não-perecível (exceto sal) ou produtos de higiene pessoal, que serão destinados a instituições que trabalham em prol da população LGBT+ em situação de rua e risco.

“Aqui no Brasil decidimos apoiar a True Colors por promover uma plataforma inclusiva no esporte, além de celebrar os laços históricos do Brasil e Reino Unido no futebol”, afirma Malcolm Griffiths, diretor do VisitBritain no Brasil. “Dar visibilidade ao Reino Unido durante atividades da comunidade LGBTI+ é uma maneira de enfatizar as qualidades acolhedoras e inclusivas do país para que todas as pessoas possam visitá-lo e apreciá-lo. Se você gosta do inesperado e das descobertas, a campanha ‘Love Is GREAT’ expõe as possibilidades no Reino Unido de diversão, amor, cultura e muito mais”, completa Paul Gauger, vice-presidente executivo do VisitBritain para as Américas.

Ação social

O campeonato, que tem entre seus pilares o respeito à diversidade, a integração e acolhimento entre jogadores em um ambiente tolerante, livre de preconceitos e onde não haja espaço para a LGBTfobia, estenderá sua atuação buscando dar oportunidade e visibilidade a todos membros da comunidade LGBT+.

Por isso, em parceria com o Projeto de Reinserção Social Transcidadania, a parte técnica da competição (simulação de jogos, apoio aos árbitros e demais funções congêneres) será realizada com a ajuda de jovens transexuais que fazem parte do programa, que tem como proposta fortalecer as atividades de colocação profissional, reintegração social e resgate da cidadania para a população LGBT+.

Os times paulistas Thunders Brazil e Unicorns Brazil têm consciência do seu papel de promover a cidadania plena, por meio da disseminação de conhecimento contra os preconceitos e pela busca da inclusão, respeito e representatividade dos membros da comunidade LGBT+. E, por acreditarem no poder de transformação do esporte e terem convicção de que não se pode permitir que a ignorância e a falta de informação vençam o respeito ao ser humano, veem na True Colors Cup mais um importante passo em prol de mais tolerância e menos LGBTfobia e preconceito na cidade de São Paulo e em todo o país.

Para a abertura do evento, teremos a presença da madrinha da True Colors Cup fazendo um pocket show de abertura. Com apoio da DPlanners, a cantora Nikki Valentine chega diretamente de Mikonos, na Grécia, para apresentar sua nova turnê, a Papa’s Princess, animando o público e cantando o hino que dá nome ao torneio.

E, entre um jogo e outro, os visitantes do evento poderão descansar e aproveitar para se divertir mais ainda no lounge organizado pela campanha Love is GREAT. O local promete ser o point certo para quem quiser dar aquela paquerada, bater um papo mais tranquilo ou relaxar um pouco. O espaço estará disponível durante todo o campeonato.

Prevenção

Durante o evento, também haverá a distribuição de materiais que informam sobre mitos e verdades a respeito da transmissão do vírus e que divulgará o site da campanha, onde o público poderá encontrar todo o conteúdo citado acima de maneira completa e de fácil entendimento, além de um panorama geral sobre a situação do HIV/aids no Brasil.

Edição: Jean Pierry Oliveira/Projeto Diversidade Sexual

Fonte: Agência de Notícias da AIDS

%d blogueiros gostam disto: