Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

IVº ENCONTRO DE ENTIDADES MILITANTES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE, CIDADANIA LGBTI+ E DIREITOS HUMANOS


A Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) e o Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens estiveram presentes entre os dias 10 e 12 de agosto de 2018, no IVº Encontro de Entidades Militantes na Promoção da Saúde LGBTI+ e Direitos Humanos, promovido pelo Encontro Estadual de ONGs, Redes e Movimentos AIDS de Minas Gerais a convite do MGD – (Movimento Gay de Divinópolis), na cidade de Divinópolis, Minas Gerais.

O encontro contou com a presença de diversos atores sociais, autoridades locais, Fórum ONG AIDS, conselho de psicologia e ativistas de diversos Estados. O objetivo do encontro foi discutir ganhos e retrocessos, onde estamos e para onde vamos. Uma profunda reflexão do movimentos sociais com a contribuição da sociedade civil.

Jovens universitários e da Rede Positiva MG trouxeram contribuições com as suas participações nas mesas de debate, questionamentos e reivindicações na luta contra o HIV e AIDS. A falta de jovens que se inscreveram e não compareceram ao encontro foi bastante sentida.

A apresentação sobre “O Cenário Epidemiológico de MG” foi realizado pela Coordenadora do Departamento de IST’s de Minas Gerais, Mayara M. de Almeida. Um quadro nada promissor sobre as metas que os governos estadual e municipal necessitam enfrentar nos 853 munícipios de Minas foi divulgado aos presentes. Jovens e militantes questionaram o motivo da falta de insumos como camisinha e lubrificantes em seus munícipios e o atual cenário para restabelecer a distribuição desses insumos.

Vinicius Borges, médico infectologista mais conhecido como Dr. Maravilha, contemplou o encontro com painéis muito informativos e extremamente esclarecedores para militantes e outros que estão envolvidos e participando da luta contra o HIV/AIDS, abordando temas e tópicos como as “Novas Tecnologias para Combate e Prevenção do HIV” e “Hepatites Virais, Sífilis e outras IST’s”.

O assessor e coordenador de projetos da ABIA, Vagner de Almeida, fez uma apresentação no quarto painel do encontro com o tema: “Onde estamos errando na luta contra o HIV e a AIDS? ”. Os históricos da epidemia até o atual contexto foram abordados em sua apresentação que falou sobre a vida, a morte e o triunfalismo burocrático da meta 90-90-90 até 2020 pela UNAIDS. Também indagamos “Quem elaborou esse modelo? ” – onde até 2020, 90% de todas as pessoas vivendo com HIV saberão que têm vírus, 90% recebendo terapia antirretroviral e dessas 90% com supressão viral (carga viral indetectável). O Brasil e o mundo tem uma prevenção em crise, que não incluiu e encarou o acesso e tratamento para todos universalmente. Pela primeira vez, o documento aponta que as metas globais para eliminação da AIDS até 2030, correm o risco de não serem cumpridas.

A mesa de “Direitos Humanos e Diversidades, Diversidade Sexual e de Gênero” foi apresentada pelo psicólogo da UFRJ Pedro Bicalho, que abordou um painel histórico desde o nazismo sobre os enfrentamentos que a população HSH e LGBTI vem enfrentando com as políticas públicas engessadas e truncadas nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Já a mesa sobre “Direitos Humanos” foi apresentada pela advogada, ativista e mestre em saúde pública Regina Bueno e o professor universitário José Ferreira onde temas atuais foram debatidos com o público jovem presente. Crimes de ódios contra a comunidade LGBTI e outras minorias trouxeram reflexões sobre a falta de direitos e o aumento desses crimes contra populações negras e pobres.

“Dedinho de Prosa – A Realidade das ONGs e do Movimentos Sociais de MG”, apresentada pela ativista Sueli Barbosa foi a última atividade do evento, onde todos tiveram a oportunidade de fazer uma análise da realidade atual, comentando as necessidades futuras para um próximo encontro com a população jovem. A entrega de certificados foi concluída de forma bem divertida e participativa.

Parabéns aos organizadores e todos envolvidos pela realização do IVº Encontro de Entidades Militantes na Promoção da Saúde e Cidadania LGBT e Direitos Humanos

Texto: Vagner de Almeida

Fotos: Vagner de Almeida, Francisco Adalton

Divinópolis – MG – 2018

%d blogueiros gostam disto: