Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Florianópolis tem curso de defesa pessoal gratuito para público LGBT


Em Florianópolis, aulas de defesa pessoal gratuitas estão sendo oferecidas para o público LGBT. Elas ocorrem das 18h30 às 21h30 na sede da Associação em Defesa dos Direitos Humanos (Adeh), no Centro. Também é feito trabalho de fortalecimento psicológico com os participantes.

A iniciativa é uma parceria do projeto Autodefesa Funcional com a Adeh. O curso, intitulado “Extravasa: Defesa Pessoal”, está disponível até 17 de dezembro. A sede da Adeh fica na Rua Trajano, 168.

“O projeto tem um foco muito forte na elevação da autoestima e no conhecimento de leis e estratégias para evitar e lidar com situações de violência, além, é claro, do aprendizado de técnicas em simulações reais”, afirmou o instrutor do curso, Sérgio Raulino.

“O intuito não é ensinar a dar ‘porrada’, mas sim, colocar a defesa pessoal como um escudo contra a violência”, completou.

Laurinha de Souza Brelaz, que é educadora social, elogiou a iniciativa e disse que no curso os alunos aprendem a se proteger e se defender, e que não existe a intenção de ensinar a sair batendo “em ninguém na rua”.

“Aprendemos as várias formas de abordagens do agressor e como podemos nos defender de cada tipo de violência. Também aprendemos que ao imobilizar o agressor, não precisamos fazer mais nada, para não passarmos de vítimas a agressor”, disse Laurinha.

O estudante universitário, Matheus Martins, fala sobre o clima de insegurança e a importância de aprender a se defender.

“Você fica com medo. Você fica com medo de sair na rua, você fica com medo de sair para comprar pão, fica com medo de entrar num ônibus. Você fica com medo de andar sozinho na rua. Como eu pessoalmente não tenho uma estatura física, um tipo físico, não tenho experiência em briga, não tenho experiência em arte marcial, não sei me defender sozinho, com todo esse contexto prefiro tentar me proteger antes que aconteça alguma coisa”, declarou.

Fonte: Santa Catarina TV

 

%d blogueiros gostam disto: