Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Fabiano Abreu anuncia oficialmente sua exoneração do programa Rio sem Homofobia


Em reunião extraordinária realizada na tarde desta quinta feira (03/05), no Centro (RJ), com os conselheiros estaduais LGBT’s (CELGBT-RJ) o agora ex-coordenador do programa Rio sem Homofobia, Fabiano Abreu, anunciou sua exoneração do cargo.

Tranquilo, Abreu expôs que sua saída foi motivada por divergências com a atual gestão quanto às atribuições voltadas para o programa que comandava e que, de maneira amigável, ficou decidido pelo rompimento do seu trabalho. “Agradeço profundamente cada um de vocês conselheiros por todo o apoio e parceria. Entrei aqui com três folhas (salariais) atrasadas e saio com nenhuma, exceto esse mês de abril que só vence dia 12”, agradeceu ele. E completou: “mas sabemos que estamos em ano eleitoral e tem coisas que eu não concordo. Então, quando não dá mais, é hora de respirar e sair”.

Além disso, deixou claro que a nova gestão terá algumas sérias dificuldades e pendências para administrar, tais como: a falta de recursos disponíveis para o programa, o que coloca em vulnerabilidade os salários dos próprios funcionários da coordenadoria, a redução dos espaços/estrutura do Rio sem Homofobia, a manutenção e funcionamento qualitativo dos quatro Centros de Referência da Cidadania LGBT do estado (capital, Duque de Caxias, Niterói e Nova Friburgo), o atendimento integral e qualitativo do Disque Cidadania, a redução do quadro de funcionários, entre outros. Justamente sobre isso, Júlio Moreira, presidente do CELGBT-RJ reforçou a importância de se pleitear a obtenção e liberação de recursos, como forma de dar uma sobrevida ao projeto estadual. “Eu espero que esse legado não seja perdido ao longo do tempo, porque foi muito árdua a conquista desse espaço e eu fico muito triste de ver ele diminuído”, alertou ele.

Novo coordenador

A reunião extraordinária também serviu para antecipar que o atual coordenador técnico do Centro de Cidadania LGBT de Caxias, Ernane Alexandre Pereira, será o novo responsável pela função. Agradecido e ciente do desafio que terá pela frente, Pereira disse que “estou há anos trabalhando lá na Baixada e é com felicidade que recebo esse convite. Ainda não estou à par de todos os problemas, mas estou tomando pé dessas questões diante do compromisso assumido”. E completando sua fala, ele fez um pedido e uma observação aos conselheiros e suplentes: “eu aceitei esse desafio, mas preciso dividir isso com o movimento social, porque sem ele não se faz política pública. Saibam que eu sou apartidário, não sou de nenhuma sigla. Eu sou técnico, preciso de um corpo qualificado para tocar tudo isso e fazer acontecer. Não sou político”, afirmou.

Encerrando o encontro, ficou acertado que na próxima reunião de conselheiros da CELGBT-RJ o novo coordenador do Rio sem Homofobia e o também novo secretário de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (a qual pertence o programa), João Ricardo Ribas Jr (MDB), serão oficialmente apresentados.

Texto: Jean Pierry Oliveira

%d blogueiros gostam disto: