Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

EXIBIÇÃO DO FILME “BASTA UM DIA”


BASTA UM DIA foi exibido na sede da ABIA – Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – ABIA no dia 06 de junho de 2014, às 18:30, seguido de debate por militantes de Direitos Humanos, Acadêmicos, membros da comunidade LGBTs e os demais presentes. Uma das Ações Positivas do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens – Apoio MAC AIDS Fund
O documentário aborda a vida de travestis e homossexuais da Baixada Fluminense que, entre a coragem e o medo, tentam, muitas vezes sem sucesso, sobreviver à dura realidade de violência impostas ao seu cotidiano.
Os debatedores foram Margarida M Estela Do Nascimento, Marcos Ribeiro, Adriano Dias que durante 3 horas debateram o filme com o Diretor Vagner de Almeida e Coordenador do Projeto e Juan Carlos Raxach que também coordena o projeto..
O documentário faz uma denúncia sobre o preconceito, a agressão física e assassinatos que afetam gays, homossexuais e travestis na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Após a exibição, será realizado um debate com a presença do diretor, que hoje mora nos Estados Unidos. A entrada é gratuita.
Lançado em 2006, o documentário seguiu uma exitosa carreira de exibições em festivais de cinema e universidades. Segundo Almeida, o filme busca acompanhar e registrar como gays, homossexuais, travestis da periferia organizam suas vidas individuais e coletivas transitando entre a vida e a finitude, a dor e a revolta. “Basta um Dia conta a história desses atores sociais perante chacinas, assassinatos a varejo e brutalidades de toda a sorte a que são submetidos e a situação de exclusão e abandono com as quais são tratados pelos poderes dominantes na sociedade”, afirma Almeida.
O filme denuncia a banalidade e a impunidade que caracterizam os crimes de ódio contra travestis, homossexuais, gays, entre outros. “Um dos objetivos é somar ao coro de vozes e resistências de todos aqueles que lutam pela cidadania plena e pela afirmação da vida como um valor supremo e universal”, diz o diretor. De acordo com ele, “esse tema permanece recente, vivo e presente na história da construção de cidadania plena desses/as cidadãos e cidadãs”, finaliza.

Texto por: Angelica Basthi

Fotos: Vagner de Almeida, Joy Das Flores, Juan Carlos Raxach.

%d blogueiros gostam disto: