Para garantir o acesso do segmento LBGT ao mercado de trabalho, a Coordenadoria de Políticas LGBT, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), promove mais uma ação de empregabilidade para representantes da comunidade. A seleção, que acontece em parceria com a empresa Chilli Beans, vai oferecer vagas para atuar como vendedor. A partir das 9h, da próxima terça-feira (22), no auditório do prédio da do anexo da pasta, na Rua Gervásio Pires, na Boa Vista, serão distribuídas 30 fichas, que garantem a participação na primeira fase do processo seletivo.
O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, pontua que, diante do preconceito que a comunidade LGBT ainda sofre, a iniciativa foi pensada como uma estratégia de sensibilizar as empresas e abrir portas da empregabilidade para essa população. “Vivemos um período difícil em relação ao desemprego e as pessoas LGBTs ainda são alvo de muita exclusão em seleções e no próprio ambiente de trabalho. Com essa ação, queremos permitir não só que eles ocupem as vagas de emprego, mas também que as empresas apostem na diversidade e combatam a discriminação”, afirma o gestor.
Os interessados devem comparecer ao local com o currículo em mãos. O candidato precisa ter ensino médio completo, ser comunicativo e proativo, além de gostar de vendas. A previsão é que os selecionados iniciem as atividades na loja em novembro. As vagas são temporárias, visando às altas vendas acarretadas pelas festas de fim do ano. “No entanto, de acordo com o perfil do selecionado e a atuação durante o trabalho, há chances da empresa admiti-lo para uma vaga permanente”, ressalta a coordenadora de políticas LGBT, Poliny Aguiar.
Esta é a segunda ação de empregabilidade promovida pelo órgão em 2019. Na primeira, foram colhidos 100 currículos e parte dos candidatos seguiu para as fases seguintes. Desse quantitativo, uma pessoa trans foi selecionada e incorporada ao quadro de funcionários de uma das lojas da empresa O Boticário. O restante segue no processo de seleção.
Capacitação
De acordo com a secretária executiva de Segmentos Sociais, da SDSCJ, Laura Gomes, através das fichas de inscrição preenchidas na última seleção, foi identificado que cerca de 50% dos candidatos não estavam qualificados para as vagas disponibilizadas. Diante disso, foi firmada uma parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado para criar estratégias e planejar ações de capacitação para esse público. “Filtramos as principais necessidades do segmento e estamos trabalhando para promover atividades que sejam mais assertivas e que supram as deficiências da comunidade”, pontua.
Serviço:
Seleção de currículo para empregabilidade do segmento LGBT
Hora: 9h
Data: Terça-feira, 22 de outubro
Local: Coordenadoria LGBT do Governo de Pernambuco – Rua Gervásio Pires, 399, 1° Andar, Boa Vista (prédio do ProRural)
Fonte: Folha PE