Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Embaixadas dos Estados Unidos driblam ordens de Trump e hasteiam bandeira LGBT


Foto: EPA

Diplomatas de embaixadas dos Estados Unidos estão colocando a bandeira do orgulho LGBT em suas fachadas em comemoração ao Mês do Orgulho LGBT, celebrado em junho. A medida tem contrariado o Departamento de Estado dos Estados Unidos, que rejeitou os pedidos de diversas representações diplomáticas.

A polêmica com as bandeiras começou quando o Departamento de Estado não enviou o tradicional comunicado oficial com orientações sobre o Mês do Orgulho LGBT deste ano. A prática vinha sido adotada por grande parte das embaixadas nos últimos dez anos. No entanto, foi informado que agora será necessária a aprovação superior do Departamento de Estado para a utilização das bandeiras. Segundo a NBC News, todos os pedidos para 2019, porém, foram negados.

As recomendações para o Mês do Orgulho durante a administração de Obama incluíam regras para hastear a bandeira do arco-íris em mastros nas entradas de embaixadas — elas deveriam ser menores que a bandeira dos Estados Unidos e hasteadas abaixo dela. Mas a permissão era concedida sem maiores problemas.

Em 2001, o governo Obama selecionou agências envolvidas com políticas estrangeiras para promover os direitos LGBT. A medida foi considerada revolucionária, já que até o início dos anos 1990 a homossexualidade era considerada um risco à segurança do país. A partir de 2016, as aprovações foram deixadas sob a responsabilidade de cada embaixador ou chefe de embaixada.

Este processo mudou no ano passado, após Mike Pompeo ter se tornado secretários de Estado. Apesar de se posicionar como cristão evangélico e contra o casamento entre pessoas LGBT, Pompeo afirmou que funcionários gays seriam respeitados. Entretanto, símbolos LGBT foram descartados, e foram introduzidas diversas novas equipes e embaixadores especializados em questões que envolvem liberdade religiosa.

O comunicado enviado no ano passado dizia que os diplomatas precisavam de autorização superior do Escritório Administrativo do Departamento e Estado para exibir a bandeira LGBT. O Departamento de Estado se recusou a responder as questões sobre o comunicado do Mês do Orgulho e do banimento da bandeira do arco-íris. Dois diplomatas familiarizados com os eventos disseram que todos os pedidos foram aprovados no ano passado, mas neste ano não conteceu o mesmo. Embaixadas em Israel, Alemanha, Brasil e Letônia, além de outras lideranças, pediram para pendurar a bandeira LGBT nas embaixadas. Todos foram negados, disse uma fonte do Departamento de Estado.

A fachada das embaixadas americanas em Seul, na Coreia do Sul, e Chennai, na Índia, estão parcialmente encobertas pelas bandeiras. A embaixada em Nova Déli está enfeitada com luzes coloridas.

O site da embaixada em Santiago, Chile, mostra um vídeo do diplomata-chefe levantando uma bandeira do arco-íris no mês passado para o Dia Internacional contra Homofobia, Transfobia e Bifobia. O site da embaixada de Viena destaca a foto de uma bandeira do arco-íris abaixo da bandeira dos Estados Unidos em um mastro do prédio.

Diplomatas norte-americanos em Jerusalém juntaram-se à Marcha pelo Orgulho e Tolerância, e diversos embaixadores tuitaram fotos em Paradas locais ou em frente às embaixadas cercados de funcionários segurando letras da palavra “PRIDE”(orgulho, em inglês). “Esta é uma revolução de primeira categoria”, disse um diplomata, que, assim como outros entrevistados, pediu anonimato por medo de ser demitido.

Fonte: O GLOBO

%d blogueiros gostam disto: