O Príncipe Harry e cantor Elton John lançaram, na manhã dessa terça-feira (24), a Coalisão MenStar, que tem objetivo de combater infecções por HIV em homens.
Harry foi acompanhado por jovens de sua instituição, a Sentebale, para discutir questões enfrentadas por adolescentes que vivem com o vírus.
Em sua fala, o príncipe afirmou que “o sucesso acontece quando colocamos as pessoas no centro das nossas estratégias. É uma época em que novas soluções energéticas e inovadoras são necessárias mais do que nunca e esta campanha está enfrentando bravamente a raiz deste problema: a falta de consciência sobre prevenção do HIV entre homens jovens de difícil acesso.” O projeto começará na África no próximo ano, onde homens de todo o continente serão encorajados a se auto-testarem para o HIV, em uma tentativa de capacitá-los a buscar tratamento, se positivo, e ajudar a deter a disseminação do vírus.
Elton John acrescentou que “se quisermos acabar com a aids de uma vez por todas, precisamos integrar os homens à solução. Está na hora de haver uma coalizão global para ensinar os homens a se protegerem e, ao fazê-lo, ensinarão para melhor proteger não apenas suas esposas e namoradas, suas irmãs e filhas, mas também criticamente seus irmãos e filhos”. O cantor também falou sobre pesquisas recentes que mostraram que homens entre 24 e 35 anos foram testados e tratados pelo vírus HIV em taxas “inaceitavelmente baixas”.
Nos últimos anos, Harry tem se dedicado à luta contra o HIV/aids, aumentando a conscientização sobre a doença e até mesmo sendo testado publicamente pelo vírus várias vezes. Sua instituição Harry Sentebale se concentra em apoiar jovens soropositivos nas nações africanas do Lesoto e Botswana.
Fonte: Agência de Notícias da AIDS
Foto: Agência de Notícias da AIDS