Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Dias Toffoli marca julgamento sobre homofobia para 23 de maio


Getty Images

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, agendou para o dia 23 de maio a continuidade dos debates sobre a criminalização da homofobia. Há um mês, o julgamento foi interrompido quando quatro dos onze ministros tinham votado pela equiparação das práticas de homofobia e transfobia ao crime de racismo.

Já votaram no processo da homofobia os ministros Celso de Mello, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Se a posição for mantida pela maioria, quem ofender ou discriminar gays ou transgêneros estará sujeito a punição de um a três anos de prisão. Assim como no caso de racismo, o crime seria inafiançável e imprescritível.

Os quatro ministros concordaram que o Congresso Nacional foi omisso ao não legislar sobre o assunto. A equiparação ao crime de racismo teria validade até os parlamentares aprovarem norma específica sobre homofobia e transfobia. Não há prazo específico para o Congresso tomar essa providência.

Barroso foi além: sugeriu que o homicídio motivado pela condição da vítima de homossexual ou transgênero seria um agravante no cálculo da pena imposta ao criminoso. O ministro também disse que não pode ser considerado crime a posição religiosa contrária a relações homossexuais.

Fachin declarou que, se houver maioria no sentido dos votos dados até agora, o STF não estará legislando sobre o assunto. Ele ressaltou que a norma está no artigo 5º da Constituição Federal, segundo o qual “a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”. Moraes lembrou os crimes cometidos contra homossexuais e transexuais no Brasil e atribuiu o aumento desse tipo de prática à falta de legislação específica.

As ações em julgamento, que são de autoria do PPS e da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT), pedem que a homofobia e a transfobia sejam equiparados ao crime de racismo, por se enquadrar no conceito de discriminações atentatórias a direitos e liberdades fundamentais, protegidos pela Constituição Federal. As entidades alegam que, como o Congresso Nacional não legislou sobre o assunto, caberia ao STF disciplinar sobre o tema.

Homofobia é um tema polêmico na relação entre os Poderes. O Congresso resiste a legislar sobre o tema há anos. A nova legislatura, inaugurada no dia 1º, ainda não teve oportunidade de tratar do assunto. É também um assunto delicado na relação com o presidente Jair Bolsonaro. Em discurso, ele já disse que preferiria ver um filho morto do que assumindo eventual homossexualidade.

Fonte: Agência AIDS

%d blogueiros gostam disto: