Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica


Desde 1996 é comemorado no Brasil, sempre no dia 29 de agosto, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A criação desta data remete ao 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ) e desde então a data simboliza um marco na luta pelo combate contra a lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. Com uma sociedade ainda estritamente forjada no machismo e patriarcado, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica dá destaque ainda ao papel da mulher gay que, além de enfrentar o preconceito por ser lésbica, ainda carrega uma discriminação histórica por ser mulher (misoginia).

 As mulheres sofrem cotidianamente com o controle de seus corpos e sexualidade. No caso das lésbicas e bissexuais, este controle diz respeito também à imposição da heteronormatividade, se expressando na violência sofrida de diversas formas, na falta de atendimento à saúde, na invisibilidade política. Por isso, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, é uma data importante para que resgatemos a história das que sempre estiveram na resistência contra o patriarcado e a lesbofobia. Seguiremos juntas até que todas sejamos livres!

Celebrando a diversidade, a multiplicidade de representatividade e sua importância o Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens apoia e compactua com a força e ativismo de todas essas mulheres. Em uma iniciativa pioneira o coordenador de projetos, Vagner de Almeida, deu voz a essas mulheres através do filme ” Sou Mulher, Sou Brasileira, Sou Lésbica”, lançado no ano de 2010. Clique aqui e assista ao documentário.

 

 

%d blogueiros gostam disto: