Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Democracia é o tema da parada LGBT de São Paulo em 2020


A Parada LGBT de São Paulo, a maior do mundo, definiu que o tema de 2020 será “Democracia”. Os recentes ataques á comunidade LGBT e as eleições de 2020 foram os principais motivos que levaram o tema a se tornar vencedor. A outra proposta que estava concorrendo era de HIV e aids, mas decidiram deixar para o ano que vem, já que em 2021 completam-se 40 anos do início da epidemia da aids no mundo.

“Tendo em vista todo o cenário político e social, e com o desmonte na área da saúde, na educação e na cultura, que não atinge só a comunidade LGBT e, sim, toda a sociedade”, disse a comunidade da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que abriu uma votação para a escolha do slogan.

Chegando em sua 24ª, a parada de São Paulo se tornou uma manifestação política importante para o movimento LGBT. Temas como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a criminalização da LGBTfobia, direito das pessoas trans entre outros pontos foram pontos que ajudaram a pressionar a sociedade em decisões positivas para a comunidade.

Em 2019, o primeiro ano do mandato do presidente Jair Bolsonaro, que já se declarou como LGBTfóbico diversas vezes, a parada teve um tom politico muito maior que os anos anteriores. Cartazes e faixas repudiavam as falas do capitão e exaltavam a decisão do STF de criminalizar a LGBTfobia.

O tema do ano anterior foi a Revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York (EUA) em junho de 1969. Stonewall é uma referência ao bar nova iorquino frequentado por membros da comunidade LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), na década de 1960, que resistiram a uma batida policial, gerando uma série de manifestações pela diversidade sexual. Um ano depois ocorria a primeira Parada do Orgulho Gay, em Nova York.

Fonte: Carta Capital / Texto assinado por Alexandre Putti

%d blogueiros gostam disto: