Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Coronavírus deixa mais de 776 milhões de alunos fora da escola, diz UNESCO


Covid-19 deixa mais de 776 milhões de alunos fora da escola foto: Unesco

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) revela que 100 Estados fecharam centros educacionais de forma parcial ou total e pelo menos 85 países fecharam escolas em todo o território para tentar conter a disseminação do novo coronavírus. A medida teve impacto em mais de 776,7 milhões de crianças e jovens.

Evento virtual sobre soluções de ensino à distância reuniu governos de 73 países. A UNESCO apoia o aprendizado à distância e inclusivo.

Segundo o representante da UNESCO, Vincent Defourny, a agência aconselha aliviar o impacto sobre o currículo escolar de várias formas. “A primeira coisa é fazer o uso mais extensivo possível de todos os recursos à distância, que podem ser pela internet, rádio, televisão e todas as formas que permitam aprender e manter contato com a aprendizagem à distância”, explicou.

Defourny recomendou também a importância da manutenção de vínculo com os alunos. Segundo ele, é muito importante que a estratégia de cada professor seja adaptada à circunstância do país e à circunstância da sua turma. “Por isso, o currículo será revisado. Mas damos a possibilidade de manter esse vínculo de aprendizagem e de trabalhar à distância da melhor forma possível”, afirmou o dirigente.

Continuidade – Como parte das medidas para tentar retardar a propagação do novo coronavírus, a UNESCO apoia ações para minimizar perturbações no sistema de educação e facilitar a continuidade do aprendizado, especialmente para os mais vulneráveis.

Uma reunião virtual com Ministérios da Educação dos países afetados e preocupados em garantir meios alternativos de aprendizado para crianças e jovens juntou 73 países, incluindo ministros e vice-ministros.

Os temas discutidos incluiam: ajuda para preparar e implementar soluções de aprendizado à distáncia e de forma inclusiva, experiências e recursos digitais para abrir oportunidades a mais alunos sem grandes custos.

A UNESCO incentiva plataformas de aprendizagem para apoiar a continuidade das aulas sem afetar o currículo local, parcerias para educação à distância e acompanhamento global de escolas e dos alunos afetados.

Oportunidades – A UNESCO destaca que o fechamento das escolas, mesmo que temporário, traz um alto custo social e econômico. Na área da nutrição, por exemplo, muitos menores ficam sem a alimentação que a escola oferece. Os pais com limitações às ferramentas digitais podem sofrer com esta falta de acesso.

A UNESCO aponta que vários menores também podem ter maior exposição a comportamentos de risco ficando sozinhos em casa.

Fonte: ONU Brasil

%d blogueiros gostam disto: