Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/d2/36/abianovo/public_html/site/hshjovem/wp-content/themes/ultrabootstrap/header.php on line 108

Coordenação LGBT da Paraíba orienta profissionais do sexo


Brasil, São Paulo, SP. 15/08/2007. Travestis fazem ponto no bairro do Butantã, zona oeste da capital paulista. – Crédito:ROBSON FERNANDJES/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Codigo imagem:28559

A coordenação LGBT da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas) em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no Bairro Glória, está realizando um trabalho para aproximar os serviços oferecidos pela secretaria aos profissionais do sexo.

Semanalmente a coordenação distribui cerca de 1,5 mil preservativos e gel lubrificantes, nos estabelecimentos comerciais da Feira Central, para os profissionais do sexo. A equipe também divulga orientações sobre o cuidado com a saúde.

O trabalho desenvolvido consiste em quebrar o tabu da vulnerabilidade da profissão, trazendo a importância das políticas públicas para o público LGBT, por meio do atendimento dos serviços e encaminhamentos, na busca da inserção da estrutura social.

O coordenador Mário Fernandes, estima que no município de Campina Grande existam aproximadamente 165 profissionais do sexo, a maioria do sexo feminino, travestis e transexuais. O trabalho de orientação e distribuição dos preservativos também acontece na Rodoviária Velha e nas ruas centrais da cidade, como nas ruas João Pessoa e Índios Cariris.

“Realizamos um trabalho de aproximação. Tentamos quebrar o distanciamento entre a população mais vulnerável, em territórios de difícil acesso ao serviço público, que ainda existe. Percebemos que a maior dificuldade de aproximar esse público à garantia de direitos é pela perda da valorização pessoal e a baixa estima. A vulnerabilidade provoca a falta de interesse pela procura dos serviços”, relatou Mário.

Vanessa Dantas, coordenadora do CRAS Gloria, unidade que abrange a Feira Central, destaca a importância da garantia dos direitos e o fortalecimento de vínculos familiar.

Campina Grande ficou em primeiro lugar no Indicador de Desenvolvimento das unidades dos CRAS (IDCRAS), segundo o censo Sistema Único de Assistência (SUAS), que acaba de ser divulgado: Nível Paraíba com nota 4, empatados com dois CRAS da cidade de João Pessoa, que ficou em segundo lugar.

Fonte: Agência AIDS

%d blogueiros gostam disto: